12.04.2022 às 10:23h - Vacina
A regional de Saúde de São Miguel do Oeste já iniciou a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. A afirmação é da responsável pela imunização no Extremo Oeste, Dila Possati. A ação está na 24ª edição e iniciou na última semana seguindo até o dia três de junho.
Conforme ela, a vacinação da gripe será em duas etapas, sendo a primeira até 30 de abril e a outra entre dois de maio a três de junho. Também está ocorrendo a vacina do sarampo para trabalhadores da saúde e crianças com seis meses e menores de cinco anos de idade.
Nesse primeiro momento a vacinação contra a gripe está ocorrendo para pessoas com 60 anos ou mais e para trabalhadores da Saúde. Já na segunda etapa, a imunização vai ocorrer para os demais grupos prioritários, como por exemplo, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com comorbidades ou deficiência, pessoas que trabalham com transportes, forças armadas, de segurança e salvamento, presos e adolescentes e jovens que estão em situação de privação de liberdade.
Dila Possati garantiu que todos os municípios pertencentes à regional de Saúde de São Miguel do Oeste já receberam as vacinas da gripe e do sarampo e estão imunizando os moradores. Ela explicou que cada secretaria de Saúde tem a liberdade de organizar de forma independente sua estratégia de imunização.
Ela frisou que é fundamental que as pessoas busquem pela vacina, pois todos os anos a cepa da gripe muda e a validade e eficácia da vacina também vai diminuindo, por isso é de extrema importância que todos os grupos beneficiados tenham acesso ao medicamento ofertado pelo governo federal.
A responsável pela imunização na região, Dila Possati comentou que a vacina da gripe é trivalente e atua contra três tipos de vírus, sendo o H1N1, H3N2 e o vírus sazonal que é o mais comum. Já em relação à vacina contra o sarampo, ela disse que haverá o dia D de vacinação no próximo dia 30 de abril, sendo um sábado.
Questionada sobre a meta de imunização na região, a profissional pontuou que é esperada uma cobertura vacinal de 95% em relação ao sarampo, sendo ao todo, 14. 573 aplicações. Desse número, 3.604 são profissionais da área da Saúde e as demais crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade.
Comentar pelo Facebook