12.04.2019 às 16:40h - atualizado em 12.04.2019 às 17:38h - Agricultura

Gerente da Epagri participa de simpósio internacional sobre Nóz Pecã

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Gerente da Epagri participa de simpósio internacional sobre Nóz Pecã

Continua depois da publicidade

O 2º Simpósio Sul-Americano da noz-pecã e 2ª abertura oficial da colheita da noz-pecã aconteceram nos dias 11 e 12 de abril, em Cachoeira do Sul-RS. O gerente regional da Epagri, Sidinei Simon, fez a mediação entre pesquisadores brasileiros, argentinos e uruguaios falando sobre os desafios da pesquisa nestes países.

Participaram nos dois dias do evento produtores rurais, empresários, técnicos, comerciantes, industriais, extensionistas, estudantes e pesquisadores.

Segundo Simon, na manhã desta sexta-feira, 12, foi visitada uma fazenda com 700 hectares de Nogueira Pecã - Pecanita Agroindustrial no município de Cachoeira do Sul. Ele explica que os debates sobre o cenário atual e tendências de mercado, além de palestras sobre técnicas de produção fizeram parte do simpósio. Também aconteceu uma mostra de trabalhos científicos, pela primeira vez, especificamente para Nogueira-Pecã.

O gerente da Epagri cita que o evento tem como objetivo fortalecer o cultivo da nogueira-pecã como alternativa de diversificação produtiva e geração de renda para a agricultura brasileira. Foram discutidas a oportunidade de presenciar e interagir com os diferentes segmentos da produção e as novidades e tecnologias para melhoria da produção e da qualidade do noz-pecã numa aproximação entre os elos da Cadeia Produtiva.

Simon destaca que novas espécies de nogueiras estão produzindo já aos quatro anos, com o pico da produção aos 10. Antigamente uma nogueira, para chegar ao pico de produção, precisava de 20 anos. Lembra que a cultura vem crescendo muito na região, pois há cinco anos havia apenas 30 hectares de plantação e hoje já chegam a 200 hectares de nozes. Hoje, o valor de cada muda gira em torno de R$ 50,00.

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.