12.03.2022 às 13:09h - Coronavírus

Máscara deixa de ser obrigatória em SC; veja as recomendações

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Máscara deixa de ser obrigatória em SC; veja as recomendações
Divulgação / Internet

O governo de Santa Catarina decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado a partir deste sábado, 12. O novo decreto com a mudança foi publicado nesta manhã no Diário Oficial.

Em ambientes fechados em que não é possível manter o distanciamento, no transporte público, hospitais e quem tem sintomas da doença, porém, fica recomendado a continuar usando a proteção.

Antes do decreto, a máscara já não era obrigatória em locais abertos, mas precisava ser usada em lugares fechados com aqueles ao ar livre em que não era possível o distanciamento social.

Veja abaixo as determinações sobre a recomendação para uso de máscaras da Secretaria de Estado da Saúde (SES):

- Para quem apresente sintomas gripais ou que teve contato prévio com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 nas últimas 48 horas, mantendo isolamento ou quarentena conforme orientação do serviço de saúde;

- Para pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19;

- Para qualquer pessoa em locais fechados como transporte público, estabelecimentos de saúde e demais em que não seja possível manter o distanciamento físico;

- Para os trabalhadores e prestadores dos estabelecimentos em geral a recomendação é utilizar máscaras durante todo o período de trabalho, seguindo as orientações do fabricante quanto ao seu uso e substituição, conforme legislação federal.

- Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já tinham questionado a decisão do estado (veja mais abaixo), que foi anunciada na quinta, 10, pelo governador Carlos Moisés (Republicanos).

Em Santa Catarina, municípios como Balneário Camboriú, no Litoral Norte, Chapecó, Xanxerê e Xaxim, no Oeste, e Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, já haviam feito decretos que desobrigavam o uso da máscara, apesar de que, no estado, é proibido que as cidades tenham medidas menos restritivas do que as estaduais.

Uso de máscaras pelo Brasil

São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. Com a decisão, a capital paulista se junta a uma lista com outras 10 capitais que deixaram (ou marcaram uma data) para abandonar a exigência de uso, em espaços abertos, do acessório para proteger da Covid.

Pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acreditam que a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados é uma decisão precipitada e que deveria ser realizada em etapas.

Fonte: G1/SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.