12.02.2025 às 09:40h - atualizado em 12.02.2025 às 09:47h - Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste está priorizando a formação de Bombeiros Mirins para fortalecer a prevenção e segurança infantil. O curso, que antes ocorria no contraturno, agora será integrado ao ensino fundamental, especificamente ao quarto ano.
Conforme o comandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento Bertilo Bourscheidt, a mudança tem como objetivo ampliar o alcance da formação e torná-la parte da rotina escolar, semelhante ao PROERD no quinto ano.
Para viabilizar essa iniciativa, estão sendo feitos contatos com as Secretarias Municipais de Educação e escolas estaduais. A implementação depende da disponibilidade de carga horária nas escolas e de recursos para materiais didáticos, camisetas e sacochilas.
Bourscheidt destaca que o Bombeiro Mirim ensina noções de primeiros socorros, como pedir ajuda em situações de emergência e cuidados essenciais para evitar riscos, como brincadeiras com fogo. Ele enfatiza que, em certas circunstâncias, a criança pode ser a única pessoa capaz de acionar o socorro, tornando fundamental esse tipo de conhecimento.
Além da formação de Bombeiros Mirins, o Corpo de Bombeiros também mantém outras iniciativas. Embora não haja previsão de curso de Bombeiro Comunitário para este ano, devido a limitação de vagas e recursos, ainda será disponibilizado o curso básico de atendimento à emergência, com inscrições disponíveis a partir do dia 22 de fevereiro.
O curso é um pré-requisito para a formação completa de Bombeiro Comunitário e pode ser acessado no site do Corpo de Bombeiros, permitindo que os interessados realizem as aulas conforme sua disponibilidade.
O comandante do quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste reforça que a corporação seguirá com suas atividades e parcerias ao longo do ano, garantindo a capacitação da comunidade e a prevenção de acidentes.
Comentar pelo Facebook