12.01.2026 às 08:42h - Geral
Santa Catarina fechou 2025 com o menor número de pessoas recebendo o auxílio do programa Bolsa Família, do governo federal, dos últimos cinco anos. Segundo dados do site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Estado terminou o ano passado com 202.633 famílias beneficiadas, o menor número desde 2021, quando 139.666 pessoas recebiam o benefício, que à época ainda se chamada Auxílio Brasil.
Segundo o governo federal, a redução no número de beneficiários se deve a fatores como desligamento voluntário, beneficiários que passaram a receber renda acima do limite permitido, além de questões como falta de atualização no cadastro ou omissão de dados.
Apesar da redução no número de benefícios, o Estado terminou o ano passado ainda com pessoas na fila de espera do Bolsa Família. Após zerar o número de família à espera do auxílio em abril do ano passado, o Estado e ter número crescente de famílias na chamada condição de “pré-aprovadas” – que cumprem os requisitos e estão habilitadas a receber o auxílio, mas ainda não foram selecionadas para receber os valores em função da limitação orçamentária do programa.
Dados de fila de espera
Conforme os dados do ministério, o número de famílias na fila de espera pelo Bolsa Família em SC chegou a ser de 19.530 em novembro do ano passado, mas após uma inclusão recorde com pagamento a 17 mil novas famílias em dezembro (a maior desde que o programa foi recriado com este nome, em 2023), o número de famílias no aguardo pelo benefício fechou o ano em 4.716. Nos dois últimos anos, o Estado havia chegado a dezembro com cerca de 3 mil famílias na fila de espera do programa.
Em todo o país, a fila de espera do Bolsa Família ao final de 2025 contabilizou 503.564 famílias, o maior número dos últimos três anos.
O Ministério de Desenvolvimento Social informa que o fluxo de entrada e saída de famílias do Programa Bolsa Família ocorrem mensalmente e seguem o orçamento do programa, sendo acompanhado pela pasta para garantir ampliação da cobertura. Não há prazo específico para que famílias pré-habilitadas sejam incluídas de fato no benefício, mas em alguns casos pode ocorrer já no mês seguinte.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook