12.01.2024 às 16:54h - atualizado em 12.01.2024 às 17:02h - Segurança

Jovens que morreram em veículo sofreram asfixia

Por: Sérgio Christofoli São Miguel do Oeste - SC

Jovens que morreram em veículo sofreram asfixia

O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 12, coletiva de imprensa para esclarecer o caso da morte de quatro jovens que estavam em veículo localizado na rodoviária de Balneário Camboriú, no dia 1º de janeiro de 2024. Entre os esclarecimentos apresentados estão os exames de carboxihemoglobina realizados pela Polícia Científica que acusaram níveis fatais de monóxido de carbono, superiores a 50% em três vítimas e, entre 49% e 50%, na quarta vítima, confirmando asfixia por monóxido de carbono como causa das mortes.

O Setor de Engenharia Forense da Polícia Científica realizou uma série de exames periciais no veículo onde se encontravam os jovens, contando em alguns deles com o suporte e apoio técnico da empresa fabricante. Durante os trabalhos foram identificadas quatro alterações na estrutura original, realizadas com o propósito de aumentar a potência e o ronco do motor.

Uma delas consistiu na retirada de uma peça original do veículo onde se encontra o catalisador, sistema que elimina cerca de 90% do monóxido de carbono gerado pelo motor, dando lugar a peça similar conhecida como downpipe. No entanto, além de não apresentar o sistema de filtragem dos gases, o novo componente se rompeu durante o uso e provocou a saturação do ambiente interno do veículo com monóxido de carbono, fato causador das mortes.

De acordo com a Divisão de Engenharia Forense da PCISC, ao medir o nível de monóxido de carbono no interior do veículo, com o ar-condicionado ligado, em 16 minutos foi obtida contagem de 1.000 ppm, nível máximo de alcance do aparelho medidor. Sem a presença do ar-condicionado, esse nível foi zero. Em comparação com um veículo de estrutura original preservada, mesmo medindo diretamente na saída do escapamento esse nível é de 30 a 50 ppm

Fonte: SC GOV

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.