12.01.2023 às 15:53h - atualizado em 12.01.2023 às 16:26h - Animais

Clínica inicia castrações gratuitas de animais de rua em Iporã do Oeste

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Clínica inicia castrações gratuitas de animais de rua em Iporã do Oeste
Parceria foi firmada entre a prefeitura e a ONG ASANIO (Foto: Divulgação)

O projeto de castração gratuita dos animais de rua iniciou nesta terça-feira, 10, em Iporã do Oeste. De acordo com o Médico Veterinário da clínica responsável pelos procedimentos, Alexandre Barros, o objetivo é de evitar a reprodução descontrolada desses animais, principalmente dos gatos.

O veterinário explica que essa era uma demanda antiga da ONG ASANIO que finalmente foi colocada em prática, através de um convênio assinado com a prefeitura, que custeará as castrações. Barros salienta que no primeiro momento está sendo dada prioridade para a captura e castração dos animais que se encontram nas ruas, para posterior entrega às pessoas interessadas em adotá-los.

A população pode entrar em contato com a ONG para relatar a existência de animais de rua nas proximidades de suas casas, para que seja programada a captura e castração. Aqueles que adotaram animais de rua que ainda não foram castrados, também serão beneficiadas com o procedimento gratuito.

Essas pessoas podem procurar a ONG para fazer um cadastro de interesse e serem beneficiadas com a castração gratuita dos seus animais já adotados. Em relação aos animais de rua, caso não haja pessoas interessadas em adotá-los após a castração, será feita a soltura novamente no local em que eles foram capturados.

O veterinário explica que apesar disso, a tendência é que não ocorra mais a reprodução descontrolada. Outros benefícios apontados por Alexandre Barros são o maior controle das zoonoses e a diminuição da perturbação causada pelas brigas, principalmente entre cães e gatos machos nas ruas da cidade.

OUÇA: Entrevista com o Médico Veterinário, Alexandre Barros

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.