12.01.2020 às 18:28h - atualizado em 12.01.2020 às 22:25h - Agricultura
A secretaria da agricultura de Itapiranga tem orçamento de R$ 500 mil para incentivo a produção de gado de corte e pecuária leiteira.
Conforme o diretor do programa de melhoramento genético da prefeitura, o médico veterinário Valdair Dahmer, o foco principal está nas raças leiteiras.
Ele informa que nos últimos dois anos o município perdeu 51 produtores de leite. De 686 agricultores na atividade, o número caiu para 635 no final de 2019.
O veterinário explica que a produção está aumentando em escala considerável fechando o ano com mais de 70 milhões de litros. Também aumentou em 100 por cento a média de concentração de animais por propriedade.
Há dois anos a média era de 30 animais por propriedade e atualmente são 60 vacas na média.
Maior número de animais exige profissionalização. Segundo Dahmer, a prefeitura distribui bainhas, luvas, sêmen e nitrogênio líquido para 130 produtores que possuem botijão e assumiram a responsabilidade pela inseminação. A mão de obra capacitada proporciona independência.
Na produção de leite as raças existentes em Itapiranga são Jérsei e Holandeses. Já para o gado de corte são incentivadas as raças Angus, Senepol, Gir e Nelore. Valdair Dahmer valoriza a responsabilidade com a sanidade animal.
38 propriedade já foram certificadas livres de brucelose e tuberculose em programa desenvolvido na parceria com o Sebrae e Instituto IFAI. 71 propriedades já passaram pela primeira fase e neste ano devem receber a certificação livre de brucelose e tuberculose. Foram solicitados recursos para mais 50 propriedades integrarem o programa.
Comentar pelo Facebook