12.01.2018 às 14:36h - atualizado em 12.01.2018 às 16:52h - Meio Ambiente

Associação dos Pescadores de Mondaí recebe fiscalização no período da piracema

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

A fiscalização feita pela Polícia Federal é em função do período da piracema, que iniciou em outubro, e se estende até o final do mês de janeiro.

Conforme o presidente da Associação dos Pescadores de Mondaí, Egon Ulrich, a vistoria foi feita na residência dos pescadores profissionais, para identificar se eles realmente têm na pesca a principal fonte de renda e se estão cumprindo as exigências para receber o benefício.

Nesse caso a competência da fiscalização é da Polícia Federal, já que a Polícia Militar Ambiental fiscaliza a atividade de pesca nos rios.

Em função da restrição de pesca neste período, os pescadores profissionais recebem um auxílio mensal durante o período da piracema, no valor de um salário mínimo.

Egon Ulrich explica que o encaminhamento do benefício é feito na previdência social, mediante a comprovação de que a pesca é uma atividade que gera renda as famílias, e da apresentação da carteira de pesca profissional.

A venda do pescado é feito no comércio local de Mondaí. Hoje são cerca de 70 integrantes na associação.

RESTRIÇÕES DURANTE A PIRACEMA:

No período da piracema a prática da pesca sofre algumas restrições, com relação aos locais e equipamentos autorizados para a pesca.

Durante os quatro meses fica proibido o uso de redes, molinete, carretilha, tarrafa, espinhel, espera e embarcação motorizada.

Em relação aos locais, a pesca não pode ser praticada em cachoeiras e nas corredeiras, e também no trecho de 1.500 metros acima e abaixo das corredeiras.

Nestes locais os peixes se tornam muito vulneráveis, por isso a pesca é proibida.

No Rio Uruguai, a pesca é proibida nos pontos de confluência, onde rios menores deságuam no rio maior. Também é proibida pesca 500 metros acima e abaixo deste ponto.

Outro ponto onde a pesca fica proibida no período da piracema, é nas barragens das hidrelétricas, bem como, mil e 500 metros abaixo e acima delas.

Foto: Klaus Gast

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.