11.12.2023 às 14:11h - atualizado em 12.12.2023 às 08:52h - Saúde

Mais de 200 pessoas aguardam atendimento psicológico em Iporã do Oeste

Secretaria de Saúde pretende ampliar para seis o número de psicólogos para suprir a demanda

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Mais de 200 pessoas aguardam atendimento psicológico em Iporã do Oeste
Centro de Saúde de Iporã do Oeste | Foto: Arquivo/Rádio Oeste

O aumento considerável no número de pacientes que buscam ajuda psicológica tem preocupado as autoridades de saúde de Iporã do Oeste. De acordo com o psicólogo da Unidade Básica de Saúde, Moacir Pires, atualmente o município possui fila com 238 pacientes aguardando atendimento psicológico, dos quais cerca de 70% possuem quadros de ansiedade, 20% depressão e menos de 10% apresentam quadros de esquizofrenia.

O psicólogo explicou que esses problemas não surgem do nada, já que todo sofrimento humano é oriundo das vivências de cada pessoa no ambiente social, de trabalho ou lazer. Pires observou que quando as relações no mundo estão difíceis ou quando a pessoa enfrenta problemas em suas relações, acaba sofrendo e adoecendo.

Com a grande procura por atendimento, o psicólogo disse que é necessário fazer uma boa organização para que os profissionais consigam suprir a demanda. Também é avaliado o grau da dificuldade de cada paciente para definir a urgência do atendimento. Pires destacou que as pessoas buscam atendimento psicológico no momento em que estão precisando ajuda e que para dar um bom atendimento a todos, seria necessário no mínimo seis psicólogos atendendo em tempo integral.

Atualmente a maior busca por atendimento psicológico em Iporã do Oeste é de mulheres, visto que elas carregam culturalmente uma carga maior de trabalho e cuidados com a família, o que segundo o psicólogo, faz com que elas padeçam emocionalmente. Moacir Pires observou que também existe grande procura por parte de adultos em período laboral, além de crianças e idosos.

Mais psicólogos na Unidade de Saúde

Diante do aumento no número de pacientes que buscam atendimento psicológico na Unidade Básica de Saúde, o Poder Executivo de Iporã do Oeste editou e encaminhou para apreciação do Legislativo, um Projeto de Lei para ampliar o número de vagas de psicólogo, passando de quatro para seis profissionais no quadro da Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto de Lei Complementar 15/2023 será lido, discutido e votado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 11. O objetivo do Projeto, segundo a justificativa do Executivo, é suprir a alta demanda existente na Unidade de Saúde do município, com muitos pacientes necessitando atendimento urgente.

Ouça a entrevista com o psicólogo, Moacir Pires


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.