11.11.2025 às 11:15h - atualizado em 11.11.2025 às 14:39h - Geral

João Chagas Leite, que estaria na Faismo 2025, morre aos 80 anos

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

João Chagas Leite, que estaria na Faismo 2025, morre aos 80 anos
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

Morreu na manhã desta terça-feira, 11, o músico João Chagas Leite, um dos cantores símbolos do nativismo gaúcho, aos 80 anos. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), no norte gaúcho.

A informação foi confirmada por familiares. João Chagas Leite estava em Erechim para tratar um câncer: um médico amigo o ajudou no processo, ele passou por cirurgia e se recuperou. Em maio, o artista anunciou que voltaria aos palcos depois do tratamento.

Dono de repertório com mais de 300 composições, João Chagas Leite é o autor de grandes sucessos da música nativista, como Desassossegos, Penas, Pampa e Querência, Ave Sonora e Por Quem Cantam os Cardeais, além de ter sido vencedor de uma série de festivais estaduais.

A paixão foi mais forte que a deficiência física na mão esquerda, que obrigou o artista a executar o violão de forma invertida até aprender a utilizar o dedal e conquistar o seu espaço.

João Chagas Leite era uma das atrações da FAISMO 2025, em São Miguel do Oeste. Sua apresentação seria no domingo, 23, às 16h30. Ainda, estava prevista uma apresentação do artista na primeira edição da Expo Paraíso, que será realizada em janeiro de 2026.

Fonte: GZH

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.