11.11.2025 às 08:59h - Geral

Desastres causados por tornados no Brasil deixaram 18 mortes nos últimos 11 anos

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Desastres causados por tornados no Brasil deixaram 18 mortes nos últimos 11 anos
Foto: Jaque Zdonek

Brasil registrou 87 desastres associados a tornados desde 2013, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Destes, 34 foram tratados como situação de emergência e, somados, deixaram 18 mortes, mais de 1,2 mil feridos, 873 pessoas desabrigadas e cerca de 17 mil desalojadas.

O tornado com mais vítimas fatais, segundo os dados do Cemaden, ocorreu na última sexta-feira, 7, no Paraná. Foram registradas seis mortes, cinco delas em Rio Bonito de Iguaçu, e uma sexta em Guarapuava.

De acordo com Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden, os registros de desastres são enviados por meio de um formulário, em que é possível listar os danos materiais (casas e produções agrícolas destruídas, por exemplo) e humanos (número de mortos, feridos, desalojados e desabrigados).

Marchezini pontua que às vezes o município preenche apenas uma ocorrência no formulário de informação sobre desastres. "Você vai notar é que às vezes o município teve ao mesmo tempo uma chuva forte, inundação e deslizamento. Mas ele só vai conseguir colocar uma ocorrência que é inundação. Imagino, que às vezes as pessoas não saibam reconhecer o que foi um tornado e isso está aparecendo como vendaval".

Daniel Cândido, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) diz que não existe uma base oficial exclusivamente dedicada à ocorrência de tornados no Brasil.

"Como esse tipo de evento ainda não é amplamente monitorado ou registrado no país, o que temos oficialmente são bases de desastres, onde os tornados aparecem junto com outros eventos".

Segundo Cândido, não é possível prever com muita antecedência um tornado, nem seus danos no local de ocorrência. Além disso, há casos de vendaval que não correspondem a um tornado, mas podem ser tão destruídores quanto.

"Você pode ter microexplosões atmosféricas, vendavais, frentes de rajada, outros eventos que causam também episódios de vento muito intenso, muita destruição, mas não necessariamente é o tornado".

Rio Bonito do Iguaçu, Paraná (2025)

Um tornado provocado por um ciclone extratropical atingiu o sul do país deixou um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a 400 km de Curitiba.

A cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes, registrou ventos de 250 hm/h, que o colocou na categoria 3 na Escala Fujita Aprimorada (escala de 1 a 5 que mede a intensidade de tornados a partir da velocidade do vento). Segundo o Cemaden, o tornado deixou:

- 6 mortos;

- 800 feridos;

- 205 desabrigados;

- 29 mil desalojados.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.