11.11.2021 às 19:54h - atualizado em 11.11.2021 às 22:20h - Educação

Projeto para uso de apostilas em sala de aula segue na Câmara de Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Projeto para uso de apostilas em sala de aula segue na Câmara de Itapiranga
Ascom

Proposta do município é para investimento de 490 mil reais em apostilas que serão usadas no ensino fundamental em 2022. Os projetos da educação permanecem em análise na Câmara de Vereadores de Itapiranga.

A liberação de recursos para a Secretaria da Educação não foi votada na sessão desta semana em virtude de pedido de vista. O projeto precisou ser mantido na mesa para debate mais amplo e novas informações por parte do executivo.

Segundo a líder do governo na câmara, vereadora Jacqueline Hermes, a proposta do município com adoção do sistema de apostilas, visa melhorar a didática e aprendizagem na rede municipal de ensino.

Foi solicitado pedido de vista e a votação foi adiada. Antes de dar entrada no legislativo, o projeto foi avaliado e detalhado para os parlamentares. A vereadora Jacqueline Hermes reconhece o direito que os colegas possuem em pedir vistas, porém, ela defende o novo sistema para ensino nas escolas da rede municipal.

O material didático será da Editora Positivo, que possui comprovação de qualidade nacional servindo de suporte para vários sistemas de ensino. Cita ainda que foram realizadas reuniões e estudos material do didático justificando o investimento de 490 mil do projeto "Aprende Brasil" com apostilas a cada dois meses, incluindo avaliações, capacitações aos professores e material de apoio.

Os vereadores também já tiveram a explanação por parte da Secretária de Educação, Elaine Mueller. Conforme Jacqueline Hermes, objetivo é nivelar os conteúdos em todas as escolas do município e aperfeiçoar os conteúdos. A vereadora considera que é preciso evoluir ainda mais a qualidade da educação em Itapiranga com material inovador.

O valor total de quase meio milhão de reais é considerado baixo na distribuição por aluno. O custo será de 40 reais por estudante do 6º ao 9º ano e de 38 reais para alunos do 1º ao 5º ano. Segundo a vereadora, o valor considerado irrisório pela importância do material que vai facilitar o processo de ensino aprendizagem.

O novo método na educação de Itapiranga já passou por vários debates e ajustes. A vereadora Jacqueline Hermes destaca que o município possui 150 professores e reconhece que é difícil atingir unanimidade entre os profissionais da educação. Já ocorreu contestação e opiniões contrárias ao sistema de apostilas, pois isso vai impactar o sistema de trabalho e exigir e readequação para as aulas.

O assunto já foi tema de diversas reuniões com professores. O modelo de apostilas também passou por aprovação do Conselho Municipal de Educação. A proposta inicial é da compra do material para um ano e avaliação dos resultados para definir a sequência ou não deste projeto em Itapiranga.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.