11.11.2019 às 13:13h - atualizado em 11.11.2019 às 13:31h - Política

Câmara lança selo comemorativo aos 65 anos de instalação

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Câmara lança selo comemorativo aos 65 anos de instalação
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Continua depois da publicidade

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste lançou, nesta segunda-feira, 11, um selo dos Correios comemorativo aos 65 anos de instalação do Poder Legislativo. O selo marca o aniversário do primeiro encontro dos vereadores do Município, ocorrido em 15 de novembro de 1954. Do lançamento, participaram membros da Mesa Diretora da Câmara, vereadores, os ex-presidentes Valnir Scharnoski e Idemar Guaresi e representantes da imprensa.

O selo postal foi criado pela Câmara de Vereadores e impresso pela Casa da Moeda a pedido da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A confecção e aquisição dos selos não teve custos adicionais para a Câmara. O gerente da agência dos Correios em São Miguel do Oeste, Alexandre Brescansin, ressalta que os selos irão circular por todo o Brasil através das correspondências enviadas pelo Poder Legislativo, e levarão a imagem de São Miguel do Oeste até os destinatários.

No ato de lançamento oficial, o presidente da Câmara, Everaldo Di Berti, selou a primeira correspondência – um convite ao presidente da República – e aplicou o carimbo do 1º dia de circulação do selo. Uma folha com 12 selos comemorativos também ficará exposta no plenário da Câmara para marcar o aniversário do Poder Legislativo.

SESSÃO SOLENE

Ainda em comemoração aos 65 anos de instalação da Câmara de Vereadores, o Legislativo promoverá na próxima sexta-feira (15) uma sessão solene. Na ocasião serão homenageados os vereadores que já fizeram parte da Câmara nas 16 legislaturas desde 1954. A sessão solene inicia às 9h e será transmitida pelas redes sociais da Câmara.

INVESTIMENTOS

No encontro com a imprensa nesta segunda-feira, o presidente Everaldo Di Berti falou também dos investimentos realizados nos últimos meses, desde que a Câmara de Vereadores mudou-se para a nova sede no Bairro Agostini. Ele citou a recuperação e pintura do piso da garagem; construção de cozinha nova; organização e higienização dos documentos do arquivo; instalação de espaço para a imprensa no plenário da Câmara; instalação de portas antipânico; transmissão das sessões em vídeo ao vivo; e implantação de sistema de votação eletrônica.

O presidente lembrou que em breve também haverá assinatura digital para os vereadores, o que fará com que a tramitação das proposições ocorra de forma eletrônica. “Nossa intenção é eliminar o papel. A cada sessão imprimíamos cerca de 2 mil folhas, em cópias de projetos e proposições, que agora foram eliminados”, ressaltou Di Berti. Outra novidade que deve ser lançada nos próximos meses é um aplicativo para celular, que permitirá ao cidadão enviar suas demandas diretamente para o vereador, com foto e localização no mapa. “É uma forma de dar mais transparência ao trabalho do vereador”, justifica.

Outro investimento que a Câmara fará é a implantação de energia fotovoltaica, de aproveitamento da luz solar. Conforme Di Berti, isso gerará economia mensal de cerca de R$ 2 mil para a Câmara, somente em energia elétrica.

MANIFESTAÇÕES

Valnir Scharnoski, o Nini, presidente da Câmara em 2013 e 2014, fez uso da palavra no encontro. Ele lembrou que o espaço antigo da Câmara era pequeno e não oferecia segurança em caso de uma eventual emergência. “Pensamos em construir esta Câmara e tivemos muita resistência e gente contrária”, ressaltou. Hoje, afirma Nini, a comunidade pode acompanhar e utilizar o plenário, como já tem feito, citando o júri realizado neste ano. “A sociedade está usufruindo desta Câmara e no futuro irá usufruir ainda mais”, completou.

Idemar Guaresi, presidente da Câmara em 2016, ressaltou que o Legislativo teve problemas na execução da obra, mas que hoje “temos uma Casa belíssima”. “A Câmara está bonita, e sempre defendi que a Câmara seria mais útil se toda a comunidade usufruísse do espaço”, complementou.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto(s): Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.