11.10.2023 às 16:43h - Agricultura
O município de Itapiranga possui mais de mil propriedades com bovinocultura de leite. Estes produtores são contemplados com diversos programas de incentivo à produção e proporcionam grande movimentação financeira ao município.
Conforme o Secretário da Agricultura de Itapiranga, Eusebio Tavares Filho, atualmente são 580 produtores de leite na atividade comercial, com movimentação financeira superior a R$ 150 milhões de reais por ano. Outros 500 agricultores aproximadamente possuem produção de leite para subsistência. Todos possuem acesso aos programas de incentivo.
O Secretário menciona o Melhoramento Genético, com investimento de R$ 800 mil reais por parte da prefeitura. O produtor possui direito até 130% de doses de material genético relativo ao plantel registrado na Cidasc acima de 12 meses, além de receber luvas, bainha e nitrogênio.
O município também disponibiliza de atendimento clínico veterinário específico a pecuária de leite. São profissionais que prestam assistência aos produtores e contribuem para saúde do rebanho e aumento da produtividade. De acordo com Eusebio Tavares, a Secretaria da Agricultura está aberta para sugestões, que chegam por meio do Conselho de Desenvolvimento Rural e outros representantes dos agricultores.
O Secretário lamenta que o seguimento enfrenta dificuldades devido à queda no preço pago pelo litro de leite. Ele menciona a pressão que ocorre por mudança na política do preço para permitir maior planejamento dos produtores, tendo a garantia de um valor mínimo pela sua produção.
O Secretário da Agricultura de Itapiranga destaca que ajustes nos programas de incentivo à produção podem ocorrer conforme surgem as demandas. Eusebio Tavares salienta que já é tradicional o apoio no melhoramento genético nas raças Jersey e Holandês, sendo que a terceira modalidade é a compra direta por parte do produtor e a prefeitura faz o pagamento pertinente a raças de gado de corte e leite.
O Secretário menciona que os recursos destinados para incentivos a produção são elevados, sendo alguns específicos para um setor e outros acessíveis a todos os produtores rurais. Conforme Eusebio Tavares, as chuvas registradas no último fim de semana não causaram grande impacto no setor agrícola sendo registrados problemas pontuais em algumas lavouras.
Comentar pelo Facebook