11.10.2021 às 11:56h - Geral
O município de Palma Sola está em processo de elaboração do plano integrado de gerenciamento de resíduos sólidos. Em julho, a prefeitura realizou um levantamento para ter diagnóstico de quais são os resíduos gerados nos municípios. A informação é da engenheira ambiental, Vitória de Leon.
Conforme ela, o levantamento feito buscou saber a quantidade de resíduos úmidos e recicláveis. Na reunião desta semana a empresa responsável pela elaboração apresentou alguns projetos de solução do problema. A engenheira comentou que representantes da comunidade e órgãos do município também tiveram participando com a intenção de contribuir para solução do problema enfrentado. Vitória lembrou que a mesma empresa responsável pelo levantamento de informações em Palma Sola também está desenvolvendo os mesmos trabalhos em outras cidades da região. Sendo que a contratação da empresa foi via Conder com o objetivo de obter menor custo para a prefeitura.
Uma das soluções apresentadas pela empresa responsável por este levantamento foi a criação de um Consórcio para o gerenciamento dos resíduos. A engenheira ambiental de Palma Sola, Vitória de Leon destacou que outras reuniões serão realizadas para debater sobre esta opção de solução apresentada pela empresa.
A partir desta semana a prefeitura de Palma Sola, juntamente com outras prefeituras da região, irá avaliar a viabilidade deste projeto da implantação de um consórcio. Outra ideia apresentada foi a realização de cadastros de indústrias de menor porte que, em alguns casos, acabam tendo responsabilidade por grande número de resíduos. Sendo que essas indústrias possuem o dever de encaminhar os resíduos para o destino correto, como por exemplo, as lâmpadas queimadas que necessitam ser devolvidas à fabricante pela empresa que vendeu a mesma.
Comentar pelo Facebook