11.10.2018 às 15:31h - atualizado em 11.10.2018 às 15:47h - Saúde

SC registra 10 mortes causadas por meningite neste ano

Bruna Hohensee

Por: Bruna Hohensee São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

SC registra 10 mortes causadas por meningite neste ano
Divulgação/Internet

Continua depois da publicidade

Dez pessoas já morreram por causa da meningite em Santa Catarina neste ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Desde janeiro foram confirmados 64 casos da doença em 31 municípios. Especialistas alertam que a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de combater a enfermidade.

Diferentemente de outras doenças, a meningite pode ser causada tanto por vírus, fungos, quanto por um tipo de bactéria. As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra quatro tipos, incluindo a tipo C, que já foi muito presente, mas que atualmente, com a vacinação, atinge menos a população. Para os outros tipos da doença é preciso procurar a prevenção em clínicas particulares.

Os sintomas da meningite começam com dor de cabeça e febre e vão evoluindo em poucas horas para vômito, diarreia, manchas na pele e o que os médicos consideram como diferencial, o paciente começa a sentir que a nuca vai ficando rígida e é difícil fazer movimentos para cima e para baixo com a cabeça. Nesses casos é preciso procurar uma unidade de saúde o quanto antes. "Dependendo do tipo de bactéria essa doença pode ter uma evolução muito rápida. No caso da doença meningocócica, mais conhecida como meningite, a pessoa ter uma evolução rápida em 24 ou 48 horas. Mas, o importante mesmo é o diagnóstico e o tratamento precoces", disse o médico infectologista Antônio Miranda.


Fonte: G1

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.