Publicidade

11.10.2018 às 15:31h - atualizado em 11.10.2018 às 15:47h - Saúde

SC registra 10 mortes causadas por meningite neste ano

Bruna Hohensee

Por: Bruna Hohensee São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

SC registra 10 mortes causadas por meningite neste ano
Divulgação/Internet

Continua depois da publicidade

Dez pessoas já morreram por causa da meningite em Santa Catarina neste ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Desde janeiro foram confirmados 64 casos da doença em 31 municípios. Especialistas alertam que a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de combater a enfermidade.

Diferentemente de outras doenças, a meningite pode ser causada tanto por vírus, fungos, quanto por um tipo de bactéria. As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra quatro tipos, incluindo a tipo C, que já foi muito presente, mas que atualmente, com a vacinação, atinge menos a população. Para os outros tipos da doença é preciso procurar a prevenção em clínicas particulares.

Os sintomas da meningite começam com dor de cabeça e febre e vão evoluindo em poucas horas para vômito, diarreia, manchas na pele e o que os médicos consideram como diferencial, o paciente começa a sentir que a nuca vai ficando rígida e é difícil fazer movimentos para cima e para baixo com a cabeça. Nesses casos é preciso procurar uma unidade de saúde o quanto antes. "Dependendo do tipo de bactéria essa doença pode ter uma evolução muito rápida. No caso da doença meningocócica, mais conhecida como meningite, a pessoa ter uma evolução rápida em 24 ou 48 horas. Mas, o importante mesmo é o diagnóstico e o tratamento precoces", disse o médico infectologista Antônio Miranda.


Fonte: G1

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.