11.09.2019 às 13:28h - atualizado em 11.09.2019 às 15:20h - Eleição

Eleitores de Santa Helena que não realizaram revisão e biometria ainda podem regularizar título

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Eleitores de Santa Helena que não realizaram revisão e biometria ainda podem regularizar título

Continua depois da publicidade

Em Santa Helena o prazo para a revisão eleitoral encerrou em agosto e em Belmonte esse prazo se estende até dia oito de novembro. O prazo inicial em Belmonte era junho, mas foi ampliado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Conforme o chefe de cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, Gustavo Aguiar, quando os eleitores realizam a revisão, que tem por objetivo evitar fraudes, também é aproveitada a oportunidade para fazer o cadastro biométrico.

Em Santa Helena, pouco mais de 86% dos eleitores compareceram para fazer a revisão, superando a meta pretendida. Mesmo assim, cerca de 300 eleitores que não compareceram vão ter o título de eleitor cancelado se não fizerem a regularização em tempo.

O chefe de cartório eleitoral lembra que esses eleitores ainda poderão votar, desde que compareçam à Justiça Eleitoral para regularizar a sua situação antes do fechamento do cadastro, em maio de 2020.

Em Belmonte, mais de 700 eleitores ainda não compareceram para fazer a revisão e o cadastro biométrico. O chefe de cartório eleitoral de São Miguel do Oeste avalia que a situação em Belmonte é crítica porque, apesar do prazo ter sido estendido, somente 71% dos eleitores compareceram para o cadastramento.

Gustavo Aguiar lembra que para o procedimento é necessário apresentar a identidade ou documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.

Ele comenta que os eleitores que não tiverem como se deslocar a São Miguel do Oeste devem procurar a prefeitura de Belmonte, que fará o cadastro para o posterior transporte dos munícipes ao cartório. Ainda na abrangência da 45ª Zona Eleitoral de São Miguel do Oeste, o chefe do cartório cita que em Bandeirante o prazo para a revisão encerrou em maio, atingindo 80% dos eleitores.

São Miguel do Oeste e Descanso ainda não têm prazo obrigatório para a revisão, o que deve ocorrer em 2021.

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.