11.08.2025 às 08:22h - Agricultura
A Câmara de Vereadores de São João do Oeste aprovou nesta semana o projeto de lei que cria o programa “Agricultura Forte”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura com foco direto no apoio aos produtores rurais do município.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Orlando Royer, a proposta tem como objetivo beneficiar agricultores de todas as atividades, por meio de um modelo simples e acessível.
Segundo ele, o funcionamento do programa é baseado em reembolso. O produtor que realizar qualquer serviço que traga melhorias à propriedade — como limpeza ou abertura de açudes, construção de estradas internas, drenagem, silagem, plantio de milho, entre outros — poderá receber 30% de retorno financeiro, até o limite de R$ 750 por CPF, desde que siga as regras do programa.
Para participar, é necessário se cadastrar previamente na Secretaria de Agricultura, informar o tipo de serviço e qual empresa será contratada. Após a execução, o produtor deve apresentar nota fiscal emitida por empresa com CNPJ, além de fotos do local antes e depois do serviço e o registro de orímetro da máquina utilizada.
Outro critério importante é que o produtor deve ter emitido, nos últimos 12 meses, pelo menos R$ 5 mil em notas de produtor rural, comprovando a atividade. A fiscalização será feita pela secretaria, garantindo transparência e boa aplicação dos recursos públicos.
Orlando destacou que o programa, além de incentivar melhorias nas propriedades, também ajuda a aumentar a movimentação econômica no setor agrícola e a arrecadação do município, promovendo desenvolvimento sustentável no campo.
Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Orlando Royer, com o Agricultura Forte, a administração municipal de São João do Oeste reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura local e valoriza quem trabalha no meio rural.
Comentar pelo Facebook