11.08.2025 às 16:01h - Geral

Cães mortos congelados em freezer são achados em terreno que funcionava como abrigo em SC

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Cães mortos congelados em freezer são achados em terreno que funcionava como abrigo em SC
Foto: Alice Luz/Imagens cedidas

Cães mortos congelados em freezer, além de mais de 60 animais em situação insalubre, foram encontrados em um terreno que funcionava como abrigo no interior de Biguaçu, na Grande Florianópolis, após denúncias feitas por protetoras da região. Imagens mostram a grande quantidade de lixo no local, alvo de uma operação da Polícia Militar.

Após a vistoria na sexta-feira (8), o responsável chegou a ser preso em flagrante e foi liberado em audiência no sábado (9), sob determinação de acompanhamento psicológico. A prefeitura também foi ao local e auxilia na limpeza nesta segunda-feira (11) com o uso de trator.

Animais encontrados:

- 63 animais no total;

- 13, em estado mais crítico, foram resgatados e levados a outras entidades;

- 50 cães seguiam no local nesta segunda para serem catalogados.

Alice Luz, voluntária que tem ajudado na limpeza do espaço, destaca que o dono do local é conhecido por abrigar animais abandonados da região. Segundo ela, ele enfrenta problemas de saúde mental que se agravaram ao longo do tempo. Além disso, ele teria solicitado ajuda ao município, mas não recebeu retorno.

O município foi questionado e disse que acompanha a situação desde sexta (9) (integra da nota no fim do texto).

"A situação é caótica. Nada que eu te falo vai explicar a situação que estava lá. Cães mortos dentro da geladeira", resumiu.

As imagens que ganharam repercussão nas redes sociais foram feitas por protetoras da região e mostraram filhotes e cães adultos em um congelador. Em outras fotos e vídeos, é possível ver animais andando em meio ao lixo e restos de comida.

Conforme Alice, o dono do local cuida de animais de rua há pelo menos cinco anos, após a população local abandonar os animais na área de Três Riacho, de difícil acesso. Ele teria começado alimentando alguns cães e, com o tempo, o número de animais aumentou.

"O pessoal é que desovava lá em Três Riacho, onde não passa quase ninguém, difícil acesso. A própria população é que fez com que esses animais chegassem lá", disse.

Segundo a prefeitura, na tarde desta segunda, estudantes de medicina veterinária de uma universidade de São José, na Grande Florianópolis, farão uma autopsia dos animais mortos no congelador para verificar as causas das mortes.

O g1 também procurou a Polícia Civil nesta segunda-feira (11), mas não obteve retorno até a publicação última atualização desta reportagem.

Fonte: G1 SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.