11.08.2025 às 15:16h - atualizado em 11.08.2025 às 15:20h - São Miguel do Oeste

2ª Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha vai reunir Brasil e Argentina em setembro

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

2ª Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha vai reunir Brasil e Argentina em setembro
Foto: Lucas Lôndero/ Portal Peperi

Após 31 anos da primeira edição, realizada em 1994, a Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha será retomada.

Em entrevista à Peperi, Amauri Salles, um dos organizadores, disse que o evento busca aproximar os povos por meio das tradições gaúchas e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, ligando São Miguel do Oeste a San Pedro, na Província de Misiones, Argentina.

Salles disse que a retomada foi motivada por uma homenagem recebida no ano passado pela organização junto à Prefeitura de San Pedro, que solicitou a repetição do encontro devido ao sucesso histórico na integração cultural.

A programação inicia no dia 12, com saída da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste em direção à Ponte Internacional Peperi-Guaçu. No local, haverá almoço e confraternização com comitiva argentina, seguida de solenidade às 15h, com presença de representantes das prefeituras de São Miguel do Oeste e Paraíso.

O objetivo do evento, de acordo com Salles, vai além da celebração tradicionalista. A cavalgada pretende reforçar o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina e defender medidas para reduzir a burocracia na travessia de fronteira, especialmente no transporte de cavalos, considerado um dos principais desafios para a integração.

A expectativa é reunir entre 50 e 100 cavalos saindo de São Miguel do Oeste e mais de 100 da Argentina. A programação inclui almoços, apresentações artísticas, tertúlias e provas de campo.

A organização é da Cepa Gaúcha e do Grupo El Relincho, com apoio das prefeituras de São Miguel do Oeste e San Pedro.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.