11.08.2021 às 14:15h - atualizado em 11.08.2021 às 15:04h - Saúde
Município passa ser referência regional no atendimento em cataratas e pterígio. Foram mais de 90 dias de negociações, várias etapas burocráticas e viagens a Florianópolis para oferecer esta especialidade médica.
O resultado foi a parceria com o SUS via Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital Santa Casa Rural. A partir desta quarta-feira, 11, até o próximo domingo, 15, serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e outros procedimentos, contemplando mais 550 pacientes de 22 municípios da região Extremo Oeste.
O secretário da Saúde de São João do Oeste, Mauro Barella afirma que a equipe é qualificada com métodos modernos para cirurgias de oftalmologia. O mutirão segue todos os regramento dos cuidados necessários com distanciamento.
O secretário valoriza o atendimento gratuito com recursos do Ministério da Saúde para cirurgias eletivas. Mauro Barella relata que a região já registrou filas enormes nos municípios e atualmente é possível atender a demanda com maior agilidade. Ele recorda que na época que exerceu o cargo de secretário da Saúde em Iporã do Oeste, foram realizadas mais de 8.000 cirurgias contemplando 32 municípios.
São profissionais de São Paulo e Chapecó que farão o atendimento com base no CIS-REG seguindo fila conforme cadastro de cada município na Central Estadual de Regulação. Aos municípios, cabe a responsabilidade de organizar os pacientes e realizar o transporte até São João do Oeste.
Mauro Barella chama atenção que além dos procedimentos na área da Oftalmologia, o município também conta com atendimento em Ortopedia, Otorrino e já encaminha outras especialidades médicas. De acordo com o secretário, neste ano já foram realizadas mais de 80 cirurgias para a população de São João do Oeste.
Comentar pelo Facebook