11.06.2023 às 13:26h - atualizado em 11.06.2023 às 21:01h - Geral
O diretor de administração e finanças do Sebrae de Santa Catarina, Anacleto Ortigara, é o novo presidente da Associação Brasileira de Sebraes estaduais. A eleição ocorreu no dia 8 de maio e a posse está marcada para o dia 21 deste mês em Brasilia. A eleição da nova diretoria foi por unanimidade e o mandato vai até 2026. Entre as pautas prioritárias da Associação para o próximo mandato estão o foco na sustentabilidade, a inovação, o empreendedorismo feminino e a inclusão social. Essa é a primeira vez que a Abase tem um catarinense na presidência.
Anacleto explicou que a Associação Brasileira dos Sebraes estaduais conta com 81 membros e tem uma influência muito grande na defesa dos interesses da Serviço Nacional de Apoio a micro e pequena empresa. Ele disse que a entidade tem, por exemplo, um dos 15 assentos no conselho deliberativo nacional do Sebrae, instancia que decide, por exemplo, o planejamento e orçamento do Sebrae, além de eleger o presidente do serviço. A presença de um catarinense no comando da Abase terá reflexos positivos diretos para o estado e reforça um momento histórico para Santa Catarina. Além de Anacleto na Abase, os outros dois principais cargos do órgão estão sob o comando de catarinenses: o presidente do conselho deliberativo do Sebrae é José Zeferino Pedroso e o presidente do Sebrae é Décio Lima.
O presidente da Abase, Anacleto Ortigara disse que vai atuar, de modo intransigente, na defesa dos recursos e da vaolorizaão dos sebraes estaduais. Ele disse que existe uma certa preocupação em relação aos rumos do órgão. Recentemente, houve uma tentativa, via congresso, de retirar recursos do sistema Sesc e Senac e direcionarpercentual para o Turismo. A proposta foi aprovada no Congresso, mas a parte que reduzia o orçamento das entidades em 5% acabou vetada pelo presidente da república. Anacleto disse que sempre existe o risco do sistema S ser enfranquecido e que o papel da Abase é evitar que isso aconteça.
Confira o Peperi Entrevista com Anacleto Ortigara, presidente da Abase
Comentar pelo Facebook