11.06.2022 às 11:44h - atualizado em 11.06.2022 às 20:32h - Prefeitura
Na noite de sexta-feira, 10, foi constituída em Guarujá do Sul a Cooperativa Municipal de Energia Solar que visa implantar uma usina de energia renovável. Esta é uma iniciativa debatida desde janeiro deste ano.
De acordo com o prefeito Claudio Junior Weschenfelder, a administração foi incentivada para dar continuidade devido à importância de promover a sustentabilidade. Desta forma fazendo com que os recursos fiquem circulando no município. Por isso, a prefeitura trabalhará para conseguir em médio prazo incluir todos os cidadãos de Guarujá do Sul. Porém, inicialmente, para fundar a cooperativa, apenas pessoas físicas poderão se inscrever. 27 pessoas se associaram na constituição da cooperativa. A partir do registro dela poderá ser feita a inclusão de pessoas jurídicas. O prefeito disse que será elaborado um planejamento de negócios para tornar viável o investimento para implantar uma usina com placas solares.
Por aproximadamente 30 dias ficará aberto o período para adesão das primeiras pessoas jurídicas. Após isso, será montado um projeto de demanda de energia sustentável onde será possível dimensionar o futuro investimento da usina de energia. O prefeito também comentou que serão buscadas linhas de créditos para fazer aquisição dos equipamentos da usina. A usina será ligada a rede elétrica da Celesc que vai deduzir os custos dos consumidores associados.
Comentar pelo Facebook