cresol mobile

11.06.2020 às 05:18h - atualizado em 11.06.2020 às 11:56h - Geral

Defesa Civil inicia distribuição de lonas, telhas e colchões para atingidos por temporal

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Defesa Civil inicia distribuição de lonas, telhas e colchões para atingidos por temporal
Foto: Marcos de Lima/ Portal Peperi

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina informou logo após as 22h30 desta quarta-feira, 10, que iniciou a distribuição de lonas, telhas e colchões para as famílias atingidas pelo forte temporal do final da tarde hoje.

Conforme o órgão, desde a última terça-feira, 09, um sistema de baixa pressão está provocando fortes temporais em algumas regiões de Santa Catarina. Foram registrados grandes volumes de chuvas que provocaram alagamentos e deslizamentos em São Lourenço do Oeste, Canoinhas, Xanxerê, Irineópolis e Seara.

Já nesta quarta-feira, 10, ocorreram danos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itaberaba, Saudades, Cunha Porã, Irani e Iporã do Oeste.

A Situação mais grave foi registrada próximo das 18h nos municípios de Belmonte e Descanso, sendo o segundo com maior gravidade. Informações preliminares apontam que ventos intensos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica. Diversas famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes.

Segundo a Defesa Civil, até o final da noite de ontem já haviam sido distribuídos em Descanso, Belmonte e Ipuaçú, 17 rolos de lona, 727 telhas, 17 colchões de casal e sete de solteiro.Os levantamentos estão sendo realizados, mas apenas poderão ser concluídos durante a quinta-feira, 11, devido à distância de algumas comunidades e a dificuldade de acesso em função de postes e árvores que interromperam os acessos.

De acordo com a Defesa Civil, existe a suspeita de possível tornado ou micro explosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após uma avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira, 11, nos locais atingidos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.