11.06.2020 às 08:37h - atualizado em 11.06.2020 às 11:21h - Meio Ambiente

Conforme Coutinho, Descanso e Belmonte foram atingidos por um tornado F1

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Conforme Coutinho, Descanso e Belmonte foram atingidos por um tornado F1
Foto: Cristian Losch/ Portal Peperi

O engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho, participou do Rede Peperi Notícias Primeira Edição desta quinta-feira, 11, feriado nacional de Corpus Christi e comentou sobre os estragos causados pelo mau tempo no final da tarde de ontem nos municípios de Descanso e Belmonte.

De acordo com ele, o fenômeno pode ser classificado com um tornado de categoria F1 com ventos entre 120 a 180 km/h. Coutinho disse que não está descartado que mais de um tornado atingiu a região nesta quarta-feira, 10.

Conforme ele, nessa categoria de tornado, existe uma tempestade severa e de curta duração, semelhante ao que foi registrado em Descanso e Belmonte.

Ele comentou que na maior parte dos municípios da região houve apenas o excesso de chuvas, variando entre 66 e 220 milímetros em cerca de 30 horas.

O engenheiro agrônomo destacou ainda que com todo esse volume de chuvas, o problema da estiagem foi resolvido momentaneamente, porém, a tendência é de chuva irregular para as próximas semanas.

Coutinho não descartou que ao longo desta quinta-feira, 11, novos temporais ocorram na região, porém disse ainda que a partir da tarde de hoje o tempo deve ser bom, persistindo ao longo desta sexta-feira, 12.

Já no sábado, 13, uma frente fria avança sobre a região trazendo chuva e queda na temperatura. No domingo, 14, e segunda-feira, 15, o sol deve predominar, porém, com frio intenso.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.