11.05.2025 às 16:12h - atualizado em 11.05.2025 às 16:20h - Geral
Um tornado atingiu a cidade de Palmitos, no Oeste Catarinense, na última sexta-feira (9), confirmou a Defesa Civil através de um laudo técnico divulgado neste sábado (10). O município decretou situação de emergência após o evento atingir 50 casas, deixar 65 pessoas desalojadas e um homem morto após ser atingido por uma árvore.
A Defesa Civil confirmou o tornado após análise de imagens de um radar meteorológico e registros feitos por drones, além de uma avaliação em campo. O evento é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade (geralmente uma supercélula) até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos associados.
Tornado deixou estragos e uma pessoa morta
O tornado, segundo a prefeitura de Palmitos, deixou 50 casas com danos parciais ou totais, e 65 pessoas desalojadas. Além disso, um homem morreu após ser atingido por uma árvore durante a tempestade. Ele foi identificado como Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos.
Na área rural, mais de 50 propriedades registraram perdas agrícolas expressivas, com destruição de pastagens e danos na produção agropecuária. A infraestrutura municipal também foi atingida, com a danificação de pontes, pontilhões, tubulações, estradas vicinais e acessos a comunidades rurais, dificultando inclusive o trabalho das equipes de resposta.
Diante do cenário de calamidade, a prefeitura de Palmitos formalizou, junto à Defesa Civil, o pedido de ajuda humanitária para atender as famílias afetadas pelo tornado. A solicitação inclui suporte emergencial para garantir abastecimento básico, acolhimento temporário e condições mínimas de dignidade às pessoas desalojadas e às residências danificadas.
O pedido foi encaminhado com base nos levantamentos realizados pelas equipes técnicas e visa assegurar uma resposta rápida e eficiente diante da situação emergencial.
Contexto regional e avanço da frente fria
O tornado que atingiu Palmitos foi parte de uma linha de instabilidade severa que se formou no Extremo-Oeste catarinense, associada à chegada de uma frente fria que avançou sobre o Estado na tarde de sexta-feira. As tempestades também avançaram para outras regiões, resultando em rajadas de vento violentas, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo a Defesa Civil, 19 municípios foram atingidos, com o registro de 16 pessoas desalojadas em outras localidades e 55 residências afetadas em todo o Estado. Há ainda indícios de outras ocorrências de tornados e microexplosões, como registrado em Itapiranga.
Sistema de alertas e prevenção
A Defesa Civil reforçou que alertas meteorológicos foram emitidos com antecedência, inclusive pelo sistema Cell Broadcast, que envia notificações diretamente aos celulares presentes nas áreas de risco, mesmo sem cadastro prévio.
A população também pode se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP da sua localidade para o número 40199. O serviço é gratuito e pode ser repetido para monitorar diversas regiões.
A orientação da Defesa Civil catarinense é que todos acompanhem os boletins e atualizações meteorológicas diárias pelo site www.defesacivil.sc.gov.br , principalmente em períodos de maior instabilidade climática.
Fonte: NSC Total
Foto(s): Divulgação, Prefeitura de Palmitos
Comentar pelo Facebook