11.05.2023 às 14:18h - atualizado em 11.05.2023 às 15:40h - Geral
Programação é organizada em parceria do município com a Uceff. O filme, "Os Súditos do Eixo", terá lançamento nacional em Itapiranga, na quarta-feira, dia 17 de maio. A programação vai ocorrer a partir das 19 horas, na Sociedade Imigrantes, marcando abertura da Jornada das Licenciaturas da Uceff.
Conforme o Escritor e Historiador, Leandro Mayer, a produção aborda as repressões ocorridas em todo o território brasileiro sobre perseguições aos alemães, italianos e japoneses no período do Segunda Guerra Mundial. Ele menciona que os livros de história não trazem nada sobre estes acontecimentos e aparentemente nada aconteceu na região de antiga Porto Novo, atual territórios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.
O Historiador menciona que basta um olhar dirigido a região para perceber os fatos que aconteceram e que marcaram de forma negativa a vida de muitas pessoas. Leandro Mayer destaca que pela primeira vez está sendo possível inserir estes acontecimentos regionais em que pessoas foram perseguidas e sofreram com as repressões.
O interesse nacional surgiu a partir da publicação de um livro publicado por Leandro Mayer. O Escritor e Historiador salienta que Os Súditos da Guerra, é um filme de uma hora e meia com um grande eixo mostrando os campos de concentração implantados no Brasil. A região de Itapiranga terá uma pequena parte nesta produção, porém, válida por fazer parte de um contexto nacional e registrar fatos ocorridos nos municípios da microrregião.
A Secretária da Educação de Itapiranga, Elaine Mueller, destaca que o município vai proporcionar capacitações ao servidores da prefeitura durante a Jornada das Licenciaturas e também terá grande parceria com o lançamento do filme, Os Súditos do Eixo.
De acordo com a secretária, além da exibição do filme na noite do lançamento, dia 17, o município vai proporcionar mais duas opções para o público assistir gratuitamente, no dia 18, na parte da manhã e à tarde na Sociedade Imigrantes. Elaine Mueller considera que a população de Itapiranga e região possui uma grande oportunidade para conferir uma produção nacional, relatando fatos que ocorreram com pessoas que viveram no município.
Comentar pelo Facebook