11.05.2023 às 13:34h - Polícia
Conforme o delegado responsável pela delegacia de Itapiranga, Sandro Zancanaro, a internet não é uma terra sem lei. Quem usa de recursos da internet para denegrir outras pessoas não está protegido pelo anonimato de perfil falso e outros meios que visam dificultar a identificação da autoria.
O delegado define estas pessoas como covardes que não possuem coragem para falar pessoalmente e procuram se esconder em manifestações feitas em celulares e computadores, porém, correm o risco de penalizações. Zancanaro reitera que tem consequências para quem comete crimes em redes sociais e páginas na internet. Ele afirma que é possível rastrear e conferir a autoria, mesmo que as mensagens tenham sido apagadas ou enviadas na opção de visualização única.
O delegado alerta as pessoas que não tem como fugir das consequências, pois serão instalados procedimentos que posteriormente são entregues para a justiça. Os autores podem responder criminalmente e pagar indenização para as vítimas. Sandro Zancanaro menciona situações que ocorrem com frequências de danos morais e outras formas de constrangimento, ocorrendo isso inclusive no ambiente escolar. Ele recomenda para que seja feito boletim de ocorrência e se possível procurar juntar argumentos que contribuem na investigação policial. Em qualquer ameaça pela internet, a vítima precisa procurar a delegacia, pois é a melhor forma de acabar com a situação e punir os responsáveis.
Crimes pela internet podem ter consequências graves para as vítimas. O delegado Sandro Zancanaro cita que os criminosos são terríveis com chantagem e não adianta depositar dinheiro, pois eles não param até ter certeza que a vítima não possui mais nenhum recurso. O delegado alerta que a troca de mensagens em redes sociais pode causar sérios problemas, principalmente para homens que são vítimas de criminosos, muitas vezes já cumprindo pena em presídios.
Zancanaro lembra que eles acabam forçando as vítimas a vender o carro, a própria casa e até fazer financiamentos para supostamente evitar a serem expostos.
Comentar pelo Facebook