11.03.2022 às 15:24h - atualizado em 11.03.2022 às 17:06h - Educação
O jornalismo da Rede Peperi, nesta sexta-feira, 11, entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação pedindo uma resposta sobre os alimentos da merenda escolar impróprios para consumo que foram apreendidos em Iraceminha. A ação foi executada pela Vigilância Sanitária da cidade com o apoio da Polícia Militar.
Em nota a Secretaria de Estado da Educação (SED) informou que está notificando a empresa JMC, que atende o lote 4 do contrato de Alimentação Escolar da rede estadual, e aplicará a multa prevista por descumprimento de cláusulas contratuais (de até 20% calculado sobre o valor do contrato).
A Gerência de Alimentação Escolar da SED (Geali/SED) ressaltou, também, que os produtos não foram recebidos pela unidade escolar, visto que, além da presença da Vigilância Sanitária, os gestores escolares estão atentos e sempre fazem a conferência no momento da entrega. Dessa forma, os gestores são orientados a não receberem alimentos e produtos que possam ter alguma inconformidade.
O contrato estabelecido prevê que a empresa deve manter equipe de nutricionistas para orientação sobre os procedimentos de recebimento e armazenamento dos gêneros alimentícios, preparo e distribuição dos alimentos nas Unidades Escolares, assegurando a qualidade dos serviços.
Na nota, a educação também fala que a empresa deve ainda elaborar e manter atualizado o Manual de Boas Práticas de Manipulação, de acordo com o modelo e as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adequando-o ao serviço de alimentação de cada Unidade Escolar. O Manual orienta para os processos de manipulação dos Gêneros a fim de garantir a Segurança Alimentar.
- MATÉRIA RELACIONADA:
1 - Alimentos para merenda escolar impróprios para o consumo são apreendidos
Comentar pelo Facebook