11.03.2019 às 15:49h - atualizado em 11.03.2019 às 17:59h - Agricultura

Família mantém tradição de produção de cana-de-açúcar no interior de Iporã do Oeste

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Família mantém tradição de produção de cana-de-açúcar no interior de Iporã do Oeste

A família de Volmir Ferreira, de linha Esperança, iniciou a atividade de derivados de cana há cerca de cinco anos. Conforme o produtor, a construção da agroindústria iniciou em 2014 e na época a comercialização ocorria por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares, a COAFIO, que hoje não está mais em funcionamento. Ferreira destaca que a produção dos derivados de cana iniciou por intermédio dos seus pais, naturais de Rio Grande do Sul, que se dedicavam à confecção de melado e açúcar mascavo.

Ele foi o único dos irmãos que deu continuidade ao trabalho dos pais. O produtor comenta que devido à limitação de mão de obra, que hoje é apenas familiar, a produção no momento é apenas de melado e açúcar. Até o produto final, a cana passa por mais de três horas de cozimento, seguindo para o processo de resfriamento e embalagem.

Além da comercialização no município, a entrega dos derivados de cana ocorre também em cidades vizinhas e até em outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Volmir Ferreira enfatiza que a época em que ocorre o maior aumento nas vendas é no final do ano, devido aos visitantes que levam os produtores para suas cidades. O açúcar é vendido em quilo e o melado em embalagens de 850 gramas, 2 quilos e 4,5 quilos.

O produtor enfatiza que a matéria prima é proveniente da própria propriedade, com disponibilidade de cana durante o ano inteiro. A dificuldade é que em algumas épocas o rendimento da cana é menor devido à brotação.

Entre 20 variedades que estavam disponíveis na propriedade, Ferreira comenta que foram selecionadas as de maior rendimento. Além da cana, a família mantém, ainda, as atividades leiteira e de fumicultura.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.