11.02.2026 às 10:52h - Extremo Oeste

Epagri e Sicoob divulgam primeiros números da safra de milho no Extremo Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Epagri e Sicoob divulgam primeiros números da safra de milho no Extremo Oeste
Foto: Divulgação/Epagri

A Epagri e o Sicoob apresentam na próxima quinta-feira, 12, os dados preliminares sobre a produção de milho no Extremo Oeste de Santa Catarina. As informações fazem parte da primeira etapa do Giro da Safra 2025/26, que chega à terceira edição.

O evento será realizado a partir das 18h, no Centro Cultural da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. A programação começa com a divulgação parcial dos resultados das coletas realizadas na região.

Nesta fase, as equipes técnicas visitaram 94 propriedades rurais em 13 municípios: Descanso, Iporã do Oeste, Belmonte, Palmitos, Caibi, Guaraciaba, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Saudades, Pinhalzinho, Cunha Porã e Maravilha.

Na sequência, haverá a palestra “Como as práticas conservacionistas interferem na sustentabilidade dos sistemas produtivos”, ministrada pelo pesquisador Júlio César Ramos, da Epagri/Cepaf, de Chapecó, e pelo extensionista Zolmir Frizzo, da Epagri de Descanso.

Em Cunha Porã, cinco propriedades participaram das coletas. O extensionista Marco Antônio da Silva Melo explica que o município tem perfil misto, com grandes, médios e pequenos produtores.

Um dos participantes é o agricultor Leandro Moresco, que cultiva milho há 21 anos. Ele planta 80 hectares e destaca que o relevo acidentado da região exige cuidado redobrado no manejo. Além disso, uma estiagem de 21 dias durante a safra 2025/26 prejudicou o desenvolvimento das lavouras.

“Com a seca, a produtividade não deve ser tão alta. A estimativa é fechar em média com 170 sacas por hectare”, afirma.

Segundo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o Giro da Safra é estratégico para orientar políticas públicas.

“Os dados coletados geram conhecimento, que é essencial para a tomada de decisão. Isso permite desenvolver estratégias que tragam mais competitividade aos produtores”, destaca.

O milho é uma cultura-chave para Santa Catarina, principalmente nas regiões Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste, responsáveis por mais de 50% do valor da produção agropecuária do Estado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.