11.02.2022 às 14:54h - atualizado em 12.02.2022 às 11:25h - Turismo

"Passagem pela ponte Peperi Guaçu será tratada como clandestina"

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

"Passagem pela ponte Peperi Guaçu será tratada como clandestina"
Marcos de Lima/Portal Peperi

Apesar do anúncio do governo Argentino, a passagem pela ponte Peperi Guaçu no município de Paraíso não foi oficialmente liberada pelo Brasil. Desta forma, qualquer travessia por aquele lugar será tratada como clandestina. A afirmação é do delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira Mark Tollemache.

Ele afirmou que a Polícia e Receita Federal do Brasil já marcaram uma reunião com o governo Argentino para debater esta situação. O delegado afirmou ainda que a travessia pelo Peperi Guaçu não está incluída no acordo do Mercosul como ponto de passagem entre os dois países. O delegado explicou que em Paraíso não possui órgãos de controle migratório como PF e Receita Federal e segue sendo uma passagem insegura devido a pandemia da Covid-19. A entrada de argentinos, por exemplo, será tratada como clandestina e os mesmos poderão sofrer sanções.

Assim que houver uma manifestação por parte do governo brasileiro, a abertura da fronteira pela ponte Peperi Guaçu deve ser apenas para Paraíso e San Pedro, municípios fronteiriços. A entrada é permitida apenas por Dionísio Cerqueira.

A divulgação por parte do governo argentino foi confusa, não obedeceu o acordo do Mercosul e não teve o aval do governo brasileiro.

Segundo o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira Mark Tollemache, será solicitado ao governo argentino uma retificação por meio de nota devido à informação. Além de explicar o que levou os órgãos do país vizinho a adotar esta medida. Na última semana, a Argentina divulgou uma nota autorizando a entrada de turistas pela ponte Peperi Guaçu a partir do sábado, 05, porém a entrada, segundo o delegado, será tratada como irregular.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.