11.02.2020 às 17:09h - atualizado em 12.02.2020 às 08:39h - Eleição

Muitos eleitores estão pendentes no processo de Biometria

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Muitos eleitores estão pendentes no processo de Biometria

O Processo de Biometria, que é o recadastramento eleitoral eletrônico, já terminou, mas muitos eleitores ainda estão pendentes. Segundo Danyel Correa – Chefe do Cartório de Campo Erê, que abrange Saltinho, São Bernardino e Palma Sola, apesar disso, os eleitores faltosos ainda têm chance de cumprir seu compromisso, comparecendo com urgência no Cartório de Campo Erê, com documento com foto, comprovante de residência e alistamento militar no caso dos homens.

O cancelamento do título provoca também a suspensão do CPF de quem não fez a biometria. O Chefe explica a importância do recadastramento, porque vai garantir que a pessoa que está diante da urna seja realmente a votante com absoluto sigilo. Juntando tudo com a urna eletrônica, Santa Catarina vira referência no mundo inteiro. Correa estima que 15% dos eleitores da sua área ainda não fizeram a biometria.

Eleitores de Saltinho que ainda não foram ao Cartório Eleitoral de Campo Erê já terão os títulos cancelados nos próximos dias. Logo em seguida será a vez de São Bernardino e Palma Sola. A obrigação é de cidadãos com 18 anos completos até os 70. Acima dessa idade e quem tem menos de 18, fica de fora do compromisso. Partidos têm até 4 de abril para estarem regularizados com a justiça eleitoral. É preciso que estejam quites, inclusive na prestação de contas.

A prestação de contas dos partidos é eletrônica, não sendo mais necessário entregar papel no Cartório. Se houver qualquer pendência no TRE e no TSE, a agremiação não pode receber fundos partidários e nem lançar candidatos. Por outro lado, quem quer ser candidato precisa verificar sua situação individual na justiça eleitoral. O domicílio eleitoral deve estar definido também até 4 de abril. No caso do eleitor, o chefe do cartório orienta que vote no local ond vive.

Foto(s): Thaís Mysczak / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.