11.01.2023 às 19:06h - Santa Catarina
A praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, está totalmente própria para banho, segundo o novo relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Houve melhora em dois pontos da região em relação ao mapa de balneabilidade da semana passada.
A última coleta de amostras no Norte da Ilha de Santa Catarina foi feita na segunda-feira (9). Os dois pontos que tiveram melhora na balneabilidade ficam na frente da Avenida dos Salmões e no final da Avenida dos Búzios, em frente à rotatória sentido Praia do Forte. Na semana passada, apenas o ponto que fica na Avenida dos Pampos, região próxima a beach clubs, estava próprio.
A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com o IMA, de segunda a quarta-feira. O relatório semanal com a atualização de todas as praias catarinenses é divulgado na sexta-feira.
Apesar da melhora em Jurerê Internacional, as praias de Jurerê, Canasvieiras e Ingleses, principais destinos no Norte da Ilha, seguem impróprias para banho e com a pior situação para banho em um início de verão em ao menos 21 anos.
A prefeitura de Florianópolis atribui o cenário de 2023 às fortes chuvas recentes que atingiram o município, o que aumentaria a vazão de dejetos para o mar. Desde o início do verão, a gestão municipal também colocou em xeque a atuação da Casan ao tratar do problema da balneabilidade, em especial em Canasvieiras, onde deságua o poluído rio do Brás.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook