11.01.2023 às 19:39h - Santa Catarina

Pichações chamam atenção em praia do Litoral Norte de SC

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Pichações chamam atenção em praia do Litoral Norte de SC
Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Reprodução/ND

Pichações com uma frase forte e incômoda apareceram em muros de casas e em um dos postos salva-vidas de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, no início da semana. Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública localizou o responsável pelos danos.

Segundo informações da prefeitura de Balneário Piçarras, o homem, de 51 anos, é morador do bairro Itacolomi, onde as pichações foram feitas.

Ele confessou ser o autor das frases nos muros de casas do bairro e no Posto 7 dos salva-vidas.

Segundo Paulo Debatin, secretário de Segurança Pública do município, o morador, que é catador de latinhas, alegou sofrer preconceito pelo trabalho que ele exerce na cidade.

O catador de material reciclável contou ao secretário que é alvo de ofensas diárias e maus tratos por parte de moradores e turistas.

As pichações, com a frase “proibido pobre na praia”, seriam uma forma de protesto por parte do homem contra o preconceito sofrido.

A Secretaria de Segurança Pública chegou até o infrator após analisar imagens de câmeras de monitoramento de algumas casas do bairro Itacolomi.

Nas imagens, o homem, que está usando uma máscara cirúrgica, aparece chegando em uma bicicleta com uma caixa na frente. Ele desce com uma lata de spray nas mãos e picha o muro em menos de um minuto.

“Com base nas imagens e no trabalho de campo, conversando com moradores, a gente conseguiu localizar a casa do infrator. Fomos até lá uma primeira vez, mas ele não estava. Voltamos por volta das 16h e ele estava lá. Ele permitiu nossa entrada e confessou o ato, alegando sofrer preconceito”, explicou o secretário.

O morador assinou um documento se comprometendo a limpar e a pintar os muros pichados. Já na terça-feira, ele foi encaminhado ao Posto 7, onde fez a limpeza da pichação.

A prefeitura informou que o homem receberá tinta e material de limpeza para apagar as frases de protesto.

“Optamos por não adotar nenhum procedimento criminal. Ele vai reparar o dano e o que nos interessa é que ele reconheça o erro para ter esse efeito pedagógico”, conclui Debatin.

Fonte: ND+

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.