10.11.2023 às 13:46h - atualizado em 10.11.2023 às 13:53h - Extremo Oeste

Extremo-oeste elege 5 Delegados para representar SC na Conferência Nacional de Assistência Social

Por: Bruna Karsten São José do Cedro - SC

Extremo-oeste elege 5 Delegados para representar SC na Conferência Nacional de Assistência Social

Psicólogo da Secretaria de Saúde de Guarujá do Sul, Miguel Rodrigues, foi um dos cinco eleitos para representar a região extremo-oeste de Santa Catarina na Conferência Nacional da Assistência Social que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro em Brasília.

Miguel explicou que os representantes foram eleitos em seus municípios, para participarem da 14ª Conferência Estadual em Florianópolis, que aconteceu durante esta semana, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Após a análise e a escolha das propostas apresentadas pelos delegados municipais, foi aberto um espaço para que os interessados em serem delegados nacionais se inscrevessem para participarem de uma votação.

Dentre os delegados que se candidataram, cinco representantes do extremo-oeste foram escolhidos e dentre eles o Psicólogo Miguel.

Ele destacou que os delegados que vão representar o Estado na conferência nacional, defenderão as propostas escolhidas durante a conferência realizada em Florianópolis.

Dentre as propostas escolhidas estão: (i) O financiamento de programas e serviços do SUAS; (ii) A saúde dos trabalhadores do SUAS; (iii) O financiamento de projetos e serviços aos pequenos municípios; (iv) A diminuição do critério de idade para recebimento do BPC; (v) A definição dos direitos dos usuários do SUAS; Entre outras tantas propostas que serão defendidas. A partir da apresentação dessas propostas, elas serão votadas e eleitas, para que em seguida, sejam encaminhadas para os poderes estaduais e federais realizarem um diagnóstico situacional do SUAS e a partir de então estruturar as melhorias, inovações, mudanças e os novos direcionamentos necessários.

O Psicólogo ressaltou que as Conferências de Assistência Social possuem cunho avaliativo, onde são abertos espaços democráticos para fiscalizar, avaliar, criar, planejar e atribuir novas direções ao Sistema Único da Assistência Social.

Ainda, que essas conferências são muito importantes para o serviço social, pois é através delas que os profissionais possuem voz e vez no que diz respeito ao funcionamento do SUAS de cada município, estado e do país.

Foto(s): Miguel Rodrigues

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.