10.11.2020 às 10:48h - Educação
O conselho superior do Instituto Federal de Santa Catarina se reuniu na última semana para definir os detalhes para o calendário acadêmico do próximo ano em todos os campus do estado. A informação é do diretor do campus de São Miguel do Oeste, Diego Martins. Esse foi o único ponto discutido na reunião.
Segundo ele, a questão que em outros anos era simples, neste foi complexa visto à pandemia causada pelo novo coronavirus. Conforme Diego, a reunião serviu para traçar todo o plano de trabalho e também fixar datas limites para os semestres de 2020 e também de 2021.
Ele afirmou que o calendário acadêmico de 2020 foi extremamente prejudicado e por isso as aulas relativas á esse ano vão terminar apenas no ano que vem. Ele destacou que devido ao atraso nas aulas, o ano letivo de 2020 deve terminar apenas no mês de abril de 2021. Já o primeiro semestre do próximo ano deve ser concluído até o dia 23 de setembro do mesmo ano e o ano letivo de 2021 deve ser finalizado até 30 de março de 2022.
Diego destacou que o objetivo é com o passar dos anos ir diminuindo esse atraso causado pela pandemia da Covid-19. O diretor do IFSC campus de São Miguel do Oeste comentou que o atraso no calendário escolar levará ao menos três anos para ser normalizado. Ele disse em entrevista para a Peperi que no momento o atraso é necessário para não forçar os alunos e a grade curricular de uma só vez.
Diego Martins alertou ainda que os alunos interessados em iniciar os estudos no IFSC em 2021 devem ficar atentos ao período de inscrição. Ele salientou que as inscrições vão iniciar na próxima semana, dia 19, e seguirão até o dia 15 de dezembro. Ele ressaltou que esse procedimento é exclusivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou seja, aquele que o aluno faz o ensino médio e também o técnico pelo período de três anos.
O diretor revelou que os estudantes terão três opções de curso no município, sendo o Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Técnico em Eletromecânica. Ele declarou que neste ano o IFSC não vai realizar o exame de classificação como nos anos anteriores. Ele explicou que visto a pandemia da Covid-19, a instituição optou pelo sorteio público das vagas. Ele adiantou que o período de matrículas será entre 22 á 29 de janeiro de 2021.
Já para os cursos técnicos, Diego frisou que os procedimentos serão abertos apenas no próximo ano. Ele orientou que os alunos interessados nos cursos ofertados pelo IFSC devem estar acessando o site do instituto. O endereço eletrônico é o www.ifsc.edu.br.
Comentar pelo Facebook