10.10.2021 às 14:49h - atualizado em 10.10.2021 às 14:56h - Geral
O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê/SC organizou, no mês de maio, uma campanha para doação de alimentos no município. A iniciativa oportunizou arrecadar em apenas uma semana 1,3 tonelada de alimentos que foram distribuídos para famílias carentes do município. As doações foram registradas no Programa Agro Fraterno. O mérito foi das mulheres e a ação marcou o início do grupo “Mulheres do Agro”, que reúne mais de 70 associadas e esposas de associados da entidade.
A presidente do Sindicato Rural de Campo Erê, Juliane Silvestri Beltrame, explica que a ideia da campanha surgiu no início do ano. “Começamos a nos organizar e convidamos as mulheres para essa ação. Às vezes, estamos em nossa propriedade com condições favoráveis, mas não estamos pensando em ajudar quem precisa em nosso entorno."
O maior objetivo do Sindicato ao criar o grupo Mulheres do Agro é incentivá-las a acreditarem no próprio potencial.
Juliane, que além de dirigente da entidade sindical, é advogada especialista em família e sucessões, escritora do livro “No cantinho da consciência”, é um exemplo de empreendedorismo feminino no campo. Muito jovem, ela assumiu a fazenda da família quando seu pai faleceu em 2010 e hoje faz parte dos índices de 31% das propriedades que são administradas por mulheres. “Estamos conquistando cada vez mais espaço. Aqui em Campo Erê, após 40 anos, é a primeira vez que uma mulher se torna presidente do Sindicato. Não vou dizer que não existe preconceito. Ainda tem até mesmo das próprias mulheres, mas precisamos unir forças."
A dirigente realça, ainda, que o Senar vem ajudando muito com qualificação profissional, o que é fundamental para aperfeiçoar as competências femininas no meio rural.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, parabeniza a iniciativa do grupo de mulheres de Campo Erê e destaca que a presidente do Sindicato Rural representa um grande exemplo a ser seguido.
Fonte: MB Comunicação
Comentar pelo Facebook