10.09.2025 às 09:34h - Política
A Câmara de Itapiranga aprovou a redução no tamanho de terrenos em loteamento destinado para habitação social. O Vereador, Líder de Governo na Câmara de Itapiranga, Gelson Petry destaca o projeto aprovado nesta segunda-feira, 8, que visa contemplar loteamentos de interesse social. O projeto de parcelamento de lotes urbanos para construção de casas populares foi aprovado por unanimidade.
Em sessão em horário alternativo para contemplar o Projeto Legislativo na Escola, os vereadores foram favoráveis para reduzir a metragem mínima exigida de 360 metros quadrados para 200 metros quadrados. “Esta alteração atende a uma demanda também da JBS para aumentar disponibilidade de moradias para comportar a demanda por mão de obra” disse o Vereador.
Com menor metragem, ocorre a redução dos valores e proporciona melhor aproveitamento das áreas disponíveis para implantação de loteamentos. Segundo o Vereador “as pessoas estão cada vez mais ocupadas com trabalho e outras tarefas e não sobra muito tempo para atividades nos terrenos, com isso o tamanho menor do lote não vai afetar a rotina dos moradores”.
O empreendimento será próximo ao Bairro das Flores e seguirá uma Lei específica para redução de metragem. Serão aproximadamente 300 terrenos para construção de casas populares. A aprovação abre precedentes para facilitar outros loteamentos e assim contemplar maior número de pessoas.
O loteamento será destinado para os funcionários da empresa, sem especificar imigrantes ou brasileiros. Os contemplados terão que seguir critérios, como não ser inadimplente e outros itens avaliados pela empresa e pela Caixa Econômica Federal.
Gelson Petry defende que Itapiranga possui condições de receber mais moradores, especialmente para aumento da mão de obra. “O aumento de moradores exige um amplo planejamento que inclui atendimento na educação e saúde, mas é fundamental a chegada de mais pessoas”.
Segundo Petry, é preciso desafiar os empreendedores e buscar valorizar as potencialidades que existem no município para maior desenvolvimento econômico.
Comentar pelo Facebook