10.09.2019 às 10:26h - atualizado em 10.09.2019 às 11:50h - Infraestrutura

Setor de Urbanismo readapta bocas de lobo em Tunápolis

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Setor de Urbanismo readapta bocas de lobo em Tunápolis

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Tunápolis, por meio do setor de Urbanismo, está realizando várias melhorias. Segundo o responsável pelo setor, o secretário de Indústria e Comércio Volmir Lawisch, está sendo realizado serviço de desobstrução de bocas de lobos, realocação de uma dezenas delas e aumento de capacidade. Ele explica que o objetivo é fazer com que a captação da água em dias chuvosos seja a mais rápida possível pelo sistema pluvial instalado na cidade, evitando acúmulo nas vias urbanas.

Lawisch explica que o serviço é minucioso com relação à captação de água sobre as vias da cidade, pois a cada dia que passa mais e mais construções são erguidas e isso dificulta cada vez mais a infiltração da água, principalmente nos terrenos construídos e vias públicas pavimentadas.

Com a implantação e pintura de várias faixas de segurança no perímetro urbano, várias bocas de lobo existentes até então ficaram deslocadas em relação às faixas, deixando nos dias chuvosos a água correr nos pés dos pedestres, ocasionando transtornos.

Em verificação nas ruas da área central, foi possível encontrar grades quebradas, deslocadas e tortas, além de algumas bocas de lobo entupidas por folhas e lixo. “Gostaríamos de fazer um apelo aos moradores urbanos que nos auxiliem e evitem deixar lixo jogado em passeios ou nas ruas. Estamos preocupados em oferecer maior comodidade às pessoas que transitam em nossas calçadas e vias públicas”, enfatiza o secretário.

Também foi feita a realocação de grades existentes em frente a acessos de garagens. Lawisch frisa de que em vários lugares foram colocadas tubulações novas e outras ampliadas, em função do aumento da vazão de água. O maior objetivo é que as bocas de lobo e as sarjetas fiquem limpas para facilitar a passagem da água, evitando o entupimento das tubulações do sistema de drenagem. O Secretário orienta também os moradores a não removerem as grades das bocas de lobo em hipótese alguma, uma vez que isso representa um risco para a população. Cerca de 70 bocas de lobo devem serem readaptadas.

Foto(s): Volmir Lawisch

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.