10.09.2019 às 09:58h - atualizado em 10.09.2019 às 14:40h - Incêndio

Em um só dia, Bombeiros de Campo Erê atendem quatro incêndios em vegetação

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Em um só dia, Bombeiros de Campo Erê atendem quatro incêndios em vegetação

Continua depois da publicidade

O primeiro deles ocorreu nesta segunda-feira, 09, por volta das 11h30, numa plantação de pinus, na linha São Roque, interior de Campo Erê, a aproximadamente 20 km do GBM. Ao chegar ao local constatou-se o incêndio e foram utilizadas técnicas de combate às chamas com batedores, bomba costal e soprador. Neste incêndio, a guarnição levou cerca de 01h40 para extinção das chamas. Área atingida foi de aproximadamente 8.000m².

O segundo sinistro atendido pelos socorristas foi um incêndio em galpões no interior. Por volta das 15h10 foram acionados para atendimento na Linha Bicudo, interior de Campo Erê, a 10 km do quartel. Ao chegar ao local a guarnição deparou-se com Galpão de 2x1.5m próximo da residência já consumido pelas chamas e outro galpão 2x2,5m que os moradores apagaram parcialmente com baldes de água. Foram gastos aproximadamente 300 litros de água para combate e rescaldo.

O terceiro, às 16h40, foi na SC-160, próximo ao portal, saída para Saltinho. Nessa ocorrência os bombeiros utilizaram linhas de ataque e bomba costal. O trabalho durou cerca de 2h. Área atingida foi de aproximadamente 20.000m².

A quarta ocorrência de incêndio atendida pelos bombeiros de Campo Erê foi por volta das 19h40, na linha São Roque, a aproximadamente 20 km do GBM. Ao chegar ao local constatou-se o incêndio e foram utilizadas técnicas de combate às chamas com batedores, bomba costal e soprador. Neste sinistro foram três horas e 20 minutos para as chamas serem extintas. Área atingida foi de aproximadamente 15.000m². Esse local fica ao lado da mesma que queimou na primeira ocorrência da manhã, às 11h30. O proprietário registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros alerta: fazer queimadas é crime, passível de multa e detenção. Recomenda, ainda, que a população não use esse meio para limpeza de terrenos e lotes. Além do crime, está prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a vida de pessoas e animais. A fumaça produzida num incêndio florestal alcança as rodovias, podendo causar graves acidentes.

Foto(s): Bombeiros Campo Erê

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.