10.09.2018 às 08:48h - atualizado em 10.09.2018 às 09:22h - Agricultura

Descanso promove estudo em parceria com a Udesc para implantar programa de melhoramento genético

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Descanso promove estudo em parceria com a Udesc para implantar programa de melhoramento genético

O programa será lançado na próxima sexta-feira, a partir das 9h, no Centro de Multiuso.

Conforme a secretária de agricultura, Marlise Lovatel, o lançamento ocorre em parceria com o curso de zootecnia da Udesc de Chapecó, Universidade do Estado de Santa Catarina, instituição com a qual foi firmado um termo de cooperação com o foco na profissionalização dos agricultores.

A Udesc vai promover palestras aos agricultores e inseminadores sobre melhoramento genético e sistema reprodutivo dos bovinos.

No primeiro trimestre do ano a veterinária da prefeitura de Descanso iniciou o acompanhamento do programa de melhoramento genético do município.

Com aporte da Udesc, Beatriz Holdefer fez um levantamento e um estudo dos touros utilizados nos últimos oito anos. A Udesc foi a responsável pelo estudo do material genético e avaliação do atual rebanho.

Das avaliações surgiram as características que devem ser aperfeiçoadas nas próximas compras de sêmen. A secretária de Agricultura lembra que no estudo foram visitadas, em conjunto com a universidade, 19 propriedades do município para avaliar o ambiente e as condições genéticas dos animais para, a partir disso, identificar as melhorias necessárias.

Marlise Lovatel afirma que este ano a prefeitura não disponibilizou sêmen aos agricultores em função do levantamento que estava sendo feito em parceria com a Universidade.

Interessados em participar gratuitamente do evento de sexta devem confirmar a inscrição até o dia 12, na secretaria de Agricultura ou pelo site da Udesc. Haverá a necessidade de informar número do RG para geração de certificados. O almoço será gratuito aos participantes, que apenas devem levar pratos e talheres.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.