10.09.2018 às 14:22h - atualizado em 10.09.2018 às 14:45h - Agricultura

Culturas de inverno podem incrementar alimentação de suínos e aves em SC

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Culturas de inverno podem incrementar alimentação de suínos e aves em SC

O governo estadual pretende incentivar a produção de cereais como trigo e cevada, que servem para alimentação de suínos e aves. De acordo com o secretário de Agricultura, Airton Spies, é preciso evoluir no uso de tecnologia na produção de trigo. Atualmente a produtividade em Santa Catarina é muito baixa, com média de três mil quilos por hectare. O secretário observa que em outros países a média é de até 10 toneladas. A Nova Zelândia bateu recorde mundial, com 17 mil quilos por hectare.

De acordo com Spies, Santa Catarina busca uma nova variedade de trigo em parceria com a Embrapa de Passo Fundo, que possui o centro nacional de produção de trigo e que realiza pesquisas com variedades de melhor adaptação no Sul do Brasil. Ele considera importante reduzir o déficit de milho com a produção de cereais de inverno. Conforme o secretário, Santa Catarina quer sustentabilidade na cadeia de produção de proteína animal, principal economia da agropecuária.

Spies informa que atualmente são sete milhões de hectares no Sul do Brasil, incluindo grandes áreas em Santa Catarina, disponíveis para a produção de cereais no período de inverno. Conforme o secretário, boa parte das áreas de cultivo é usada apenas com plantação de cobertura de solo, como aveia e azevém.

Ouvir a entrevista CLIQUE AQUI

Foto(s): Arquivo

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.