10.08.2022 às 06:51h - Animais

Uso de agrotóxicos em lavouras ameaça criação de abelhas

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Uso de agrotóxicos em lavouras ameaça criação de abelhas
ilustração / banco de imagens Pixabay

Uso dos agrotóxicos, inseticidas e herbicidas têm causado sérios danos na criação de abelhas no Extremo-Oeste. Já é possível notar a mortalidade dos insetos em grande escala nos exames das propriedades rurais. Isso está ligado diretamente com o manejo que os produtores de grãos estão dando às lavouras na utilização de produtos químicos. A afirmação é do extensionista, Leandro Hübner, do escritório da Epagri em Princesa.

Atualmente os agricultores estão realizando o preparo do solo para plantio das culturas de verão, a exemplo, do milho, soja e feijão, onde fazem a dessecação das plantas de cobertura de solo. Nesse período, as lavouras estão cobertas com aveia ou ervilhaca, com uma florada abundante, muito visitada por abelhas.

O extensionista recomendou aos agricultores a realizarem o uso controlado dos agrotóxicos à noite, principalmente neste período de floração. Se no dia seguinte as abelhas perceberem a presença dos produtos, elas certamente não sairão das colmeias evitando a mortalidade entre os insetos. Para Hübner, não adianta o produtor ter uma boa produção de grãos, mas prejudicar o apicultor matando as abelhas com o uso equivocado de inseticidas e herbicidas.

A Cidasc e os escritórios da Epagri podem fazer as orientações para os trabalhadores rurais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.