10.08.2022 às 10:50h - atualizado em 10.08.2022 às 11:12h - Saúde

São João do Oeste investe em novos veículos para a Saúde

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste investe em novos veículos para a Saúde
Foto: Ascom

São João do Oeste constantemente investe para melhorar a qualidade do transporte de pacientes. O município já investiu na aquisição de quatro Vans com diferentes capacidades para o deslocamento de munícipes que necessitam de tratamento especializado.

O Secretário Paulo Rech destaca a compra de uma ambulância que será entregue nos próximos dias. O município ainda fará aquisição de novos veículos para a renovação da frota. Carros com alta quilometragem serão colocados à venda em leilão público.

O Secretário comenta que a demanda é bastante grande para o transporte de pacientes aos hospitais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Florianópolis. O município também tem parceria na área de oncologia com o hospital de Cascavel, no Paraná.

O Ministério da Saúde também autorizou implantação da terceira equipe Estratégia Saúde da Família em São João do Oeste. Profissionais serão contratados por meio de concurso público para ampliar o atendimento na atenção básica. De acordo com o Secretário da Saúde de São João do Oeste, Paulo Rech, mais uma equipe Estratégia da Saúde da Família foi solicitada este ano e já teve resultado positivo. Rech avalia que o município terá um incremento significativo na qualidade do atendimento à população.

Os profissionais serão efetivados com base no concurso público já realizado. Entre as vagas estão de agente comunitário de saúde, técnico enfermagem, técnico em saúde bucal, médico enfermeira. O Secretário aguarda a homologação do resultado do concurso público para chamar os profissionais.

O Secretário da Saúde de São João do Oeste ainda contesta a utilização do Hospital regional para atenção básica de São Miguel do Oeste. Segundo Paulo Rech, o assunto foi tema na reunião do Colegiado de Secretários da Saúde da AMEOSC. Segundo ele, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso não pode ser utilizado para atenção básica, pois isso não é correto com os demais municípios da região. Ele comenta que a superlotação do Hospital Regional atrapalha atendimento dos pacientes de outros municípios. Rech considera que o ideal seria São Miguel do Oeste ter outro hospital credenciado para o atendimento de rotina de sua população.

Os atendimentos de médias e alta complexidade na área da saúde seguem com filas de espera. Este serviço é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde nos hospitais de referência.

Segundo o secretário da Saúde de São João do Oeste, os municípios acabam fazendo investimento extra e buscando alternativa para atender os pacientes. Paulo Rech chama atenção para o deslocamento diário de pessoas para outros centros em Santa Catarina e Paraná. O Secretário também lamenta a deficiência na aquisição de medicamentos. Empresas vencedoras de licitações não atendem as demandas dos municípios devido à falta de insumos para a produção dos remédios.


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.