10.08.2021 às 11:15h - São Miguel do Oeste

Mesmo com vacinação, população deve manter cuidados contra a Covid-19

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mesmo com vacinação, população deve manter cuidados contra a Covid-19
Foto: Cristian Losch/ Portal Peperi
A pandemia causada pelo Coronavírus ainda merece atenção por parte da população. A afirmação é do médico da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, Antonio Duarte. Ele participou do RPN Primeira Edição do último sábado, 07, e destacou que a Covid-19 ainda gera preocupação nos órgãos de Saúde e demais setores da sociedade

Conforme ele, apesar da diminuição de casos e atendimentos no município de pessoas infectadas com o vírus, ainda é de extrema importância que os cuidados básicos sejam mantidos. Segundo Antonio, a região ainda possuí muitos internados em decorrência do vírus, confirmando que a transmissão ainda está acontecendo

Ele lembrou que São Miguel do Oeste ainda não registrou nenhum caso da variante Delta, porém, isso é algo que deve ocorrer ao longo dos meses. De acordo com ele, isso é algo natural e é ilusão pensar que a variante não vai chegar ao município e a região.

Antonio Duarte frisou que é fundamental que a população seja imunizada contra a Covid-19 com as duas doses. Ele salientou que mesmo após a vacinação, as pessoas precisam manter os cuidados básicos, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento pessoal. O profissional lembrou que a vacinação contra a Covid-19 não impede que as pessoas venham contrair a doença, mas sim, de que apresentem sintomas graves levando a internação.

Ele destacou que a campanha de imunização fez com que a população relaxasse com os cuidados. Ele pontuou que isso não ocorre apenas em São Miguel do Oeste, mas sim, em todo o mundo.

Antonio Duarte citou um estudo da Fiocruz onde mostra que a pandemia só estará sob controle quando o número de exames positivos nas pessoas sintomáticas respiratórias for menor que 5% dos exames coletados, porcentagem bem distante da registrada atualmente. Ele comentou que em São Miguel do Oeste o índice de exames positivos para Covid-19 está acima de 17%. Ele disse que esse percentual é relativo a semana passada e os dados confirmam que a pandemia não está controlada e por isso os cuidados devem ser mantidos.

Antonio Duarte informou ainda que o maior número de contaminados com o vírus da Covid-19 em São Miguel do Oeste atualmente é da faixa etária entre 20 e 40 anos. Ele lembrou que no começo o maior índice era das pessoas acima de 70 anos, porém, com a vacinação esse número diminuiu consideravelmente.

Ele acredita que com o avanço da vacinação para as faixas etárias abaixo dos 30 anos no município, o número de casos graves também diminua com o passar das semanas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.