10.08.2020 às 15:28h - Educação
Agosto Laranja é o mês de conscientização a prevenção de deficiências e é comemorada também a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 deste mês.
De acordo com a diretora do CAESP Caminho de Luz, Eliane Brugnerotto, apesar das aulas presenciais estarem canceladas, a escola especial vai promover ações alusivas a data, considerando a importância que representa.
A diretora cita que uma lei de dezembro de 2019 prevê a instituição do Agosto Laranja no calendário oficial de eventos de Iporã do Oeste.
Entre as ações já promovidas, Eliane cita um desafio entre alunos e professores de vestir uma peça na cor laranja, e fazer a postagem nas redes sociais.
Além disso, para o dia 12 de agosto está sendo organizado um festival de pizzas, em parceria com a padaria Delícias do Trigo da Cooper A1. Cada pizza é vendida a R$ 25,00 com quatro opções de sabores.
Na abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, dia 21 de agosto, a diretora do CAESP Caminho de Luz destaca que será realizado o seminário de prevenção as deficiências. Eliane Brugnerotto comenta que devido a pandemia o seminário, que era realizado de forma presencial será realizado a distância. Ela cita que nos próximos dias serão abertas as inscrições para este seminário, que ocorre no dia 21 de agosto, em que profissionais se várias áreas se reúnem para discutir e avaliar ações com foco na prevenção as deficiências, já desde antes da gestação.
A diretora da escola especial de Iporã do Oeste ressalta que o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual este ano é “o protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”.
Eliane lembra que o propósito é dar destaque aos direitos, como a inclusão social, e a importância da pessoa com deficiência na sociedade.
Comentar pelo Facebook