10.07.2025 às 16:12h - atualizado em 10.07.2025 às 16:28h - Geral

Saltinho sedia Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Saltinho sedia Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura

Saltinho sediou, nesta quinta-feira, 10, o Terceiro Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, reunindo quase 400 pessoas no Pavilhão Comunitário Municipal. O evento contou com uma programação diversificada ao longo do dia, incluindo palestras, oficinas, feira de produtos e troca de experiências entre produtores, estudantes, técnicos e representantes de entidades do setor.

A atividade é promovida pela Frente Parlamentar de Apicultura e Meliponicultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com apoio de diversas entidades locais, regionais e estaduais. De acordo com Adriano de Martini, assessor do deputado Padre Pedro Baldissera e um dos organizadores do evento, a programação começou cedo e seguiu até o final da tarde.

Durante o período da manhã, os participantes acompanharam palestras com temas de grande relevância para a apicultura e meliponicultura, como mudanças climáticas, impactos dos agrotóxicos nos polinizadores e os desafios da produção sustentável de mel. Ao final, foi aberta uma palavra livre, com espaço para troca de experiências e participação da comunidade escolar.

O secretário de Agricultura de Saltinho, Jacir Ribeiro, lembra que o evento é fruto de uma construção coletiva e o seminário tornou esse um dia histórico para o município e para o setor.

No período da tarde, foram realizadas oficinas simultâneas com foco em temas como:

Saúde das abelhas e apiterapia

Produtos à base de mel e própolis

Meliponicultura (abelhas sem ferrão)

Abelhas e agrofloresta

Abelhas, plantas medicinais e PANCS

Paralelamente, o evento contou com uma feira de produtos e equipamentos, troca de cera, análise de méis e exposição de projetos relacionados à agroecologia e sustentabilidade.

Além de contribuir para o fortalecimento da produção e da preservação dos polinizadores, o evento reforça o papel das políticas públicas e da articulação entre diferentes esferas para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade.

Foto(s): Assessoria e Edinei Oldoni / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.