cresol mobile

10.06.2020 às 21:51h - Meio Ambiente

Segundo Coutinho, fenômeno que atingiu a região pode ter sido um tornado

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Segundo Coutinho, fenômeno que atingiu a região pode ter sido um tornado
Foto: Marcos de Lima/Portal Peperi

Continua depois da publicidade

O engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho, publicou em suas redes sociais na noite desta quarta-feira, 10, que o fenômeno que atingiu a região Extremo Oeste de Santa Catarina no final da tarde de hoje pode ter sido um tornado.

De acordo com a postagem, a combinação do fluxo de ar quente úmido transportado da região Amazônica e uma intensa perturbação de ondas curtas na média atmosfera favoreceram um ambiente atmosférico favorável a formação de tempestades severas na região Oeste do estado.

Ainda segundo a nota, no final da tarde desta quarta-feira, 10, o desenvolvimento de uma supercélula provocou uma tempestade severa entre os municípios de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste.

Conforme Ronaldo Coutinho, pelas imagens de radar meteorológico, além das informações de campo, a um indicativo da ocorrência de um “tornado”, sobretudo no município de Belmonte.

O engenheiro agrônomo, alerta que não se descarta a possibilidade que outros eventos tornaticos ou microexplosão tenham ocorrido em pontos da região Extremo Oeste de Santa Catarina.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.